Dízimo: você sabe para que serve a sua contribuição?

Mensalmente a Arquidiocese de Porto Alegre promove o domingo do dízimo, segundo do mês, mas você sabe o que isso significa e para o que se destina os recursos coletados? O dízimo é a manifestação de fé em Deus e de comunhão com a Igreja e sua missão de levar Jesus Cristo a todas as pessoas, uma contribuição por meio da qual, cada católico, assume responsavelmente o sustento de sua paróquia. O dízimo é coletado ao final durante as procissões durante as celebrações, também na Secretaria Paroquial e no plantão do dízimo de cada comunidade.

A Igreja católica não estabelece um valor, cada um colabora de acordo com as suas condições e consciente das necessidades de sua comunidade. Quando maior for a participação, melhor será a evangelização da comunidade. O dízimo tem como função promover o senso de pertença à Igreja, promover a missão evangelizadora, contribuir com a manutenção da estrutura e do patrimônio da comunidade, adquirir materiais para a catequese, liturgia e pastorais, sustentar a formação de discípulos de Jesus, apoiar o cuidado aos pobres e a promoção humana, prover o sustento dos padres, partilhar recursos entre as paróquias e as dioceses com dificuldades.

Assista a mensagem de Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre, sobre a importância do dízimo:

#dízimo #formação #padres #comunidades