Secretárias e secretários paroquiais participam de formação organizada pela Pascom


Um auditório lotado de secretárias e secretários paroquiais recebeu, nesta segunda-feira (17) à tarde, na sede da Paulus (Rua José Montaury, 155 - Centro Histórico, Porto Alegre), o segundo módulo do Curso "Expediente Paroquial", que tratou da importância da Comunicação para o cotidiano destes profissionais. O curso tem como objetivo oferecer uma formação qualificada para agentes de secretaria paroquial, em vista da acolhida como espaço privilegiado de evangelização. Parceria entre a Paulus e a Arquidiocese de Porto Alegre, a formação está sendo realizada na terceira segunda-feira de cada mês, das 13h30 às 17h30, e está com todas as vagas preenchidas.

Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre, fez a abertura do encontro e ressaltou a importância da comunicação no contexto de nossa fé. "Deus é o primeiro comunicador, ele é o verbo que se encarnou entre nós. Fazer uma comunicação eficiente também é evangelizar, é diminuir barreiras e construir pontes, como nos pede o papa Francisco", afirmou Dom Jaime.

Com o tema "A arte de comunicar bem", Juliano Rigatti, Grace Becker e Ana Tartarotti, membros da Pascom (Pastoral da Comunicação) Arquidiocesana, apresentaram conteúdos relacionados à teoria e prática da comunicação para buscar facilitar a tarefa nem sempre fácil dos secretários e secretárias de tornar comum as diversas informações entre os públicos da paróquia e a comunidade em geral. Os cerca de 90 agentes que estiveram no encontro participaram ativamente de discussões sobre a importância de entender o processo de comunicação a partir de quem comunica (o secretário ou secretária), da mensagem (as informações que precisam ser comunicadas) e do receptor (os diferentes públicos com quem interage o agente da secretaria).

O próximo módulo está marcado para o dia 15 de julho, terá como tema "Relacionamento: gestão de conflitos", e será ministrado por Fabiana Pasa, psicóloga clínica e mestre em Teologia.

Confira algumas fotos do encontro:


Cúria Metropolitana

Rua Espírito Santo, 95

Bairro Centro Histórico 

CEP 90010-370 | Porto Alegre | RS

       51 3228.6199

Residência Episcopal

Vigário geral

Chancelaria

Arcebispado

Arquivo histórico

Batistério

Tutela de menores

Ascom

Tribunal Eclesiástico

ACESSE TAMBÉM

Centro Administrativo

Av. Sertório, 305

Bairro Navegantes
CEP 91.020-001 | Porto Alegre | RS

51 3083.7800

Administrativo

Departamento Pessoal

Jurídico

Financeiro

Contabilidade

Fraterno Auxílio

Patrimônio

T.I.

Obras

Servus

O Dia do Senhor

Loja Centro de Pastoral

© 2020 por ASCOM para Arquidiocese de Porto Alegre