IVC: 1600 catequistas participam da II Jornada Arquidiocesana


“Perseverantes no ensinamento dos Apóstolos” (At 2, 42)

A II Jornada Arquidiocesana de Iniciação à Vida Cristã (IVC) realizada no dia 14 de julho no Instituto São Francisco, contou com a presença de 1.600 catequistas de todas as etapas da IVC (Batismo, Eucaristia, Crisma e Adultos).

Num clima de alegria e senso de pertença eclesial, os catequistas tiveram a oportunidade de retomar o percurso da IVC desde 2015. Foi uma oportunidade especial para celebrar, avaliar e projetar novos passos para a formação de discípulos em comunidade.

A Jornada iniciou com a Eucaristia, presidida pelo Arcebispo Dom Jaime Spengler, em seguida foram realizadas conferências: 1) A comunidade como Casa da Iniciação Cristã: Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (2019 - 2023); 2) O programa de formação discipular da Arquidiocese de Porto Alegre; 3) Avaliação do Projeto de IVC da Arquidiocese desde 2015.

Na parte da tarde, os catequistas se reuniram em oficinas por etapas (Batismo, Eucaristia, Crisma e Adultos). O objetivo foi de verificar se a prática está alinhada com a metodologia da IVC proposta pela Igreja na Arquidiocese; identificando desafios e propondo caminhos possíveis. Na etapa do Batismo avaliou-se sobre a proposta das visitas às famílias, antes e depois da celebração do Batismo. E fortaleceu-se a urgência de ir ao encontro das famílias anunciar o Querigma. As etapas da Eucaristia (1 e 2) e Crisma (1 e 2) analisaram a metodologia dos encontros catequéticos, visando torná-los mais interativos e orantes. Com os adultos refletiu-se sobre a importância de realizar um caminho de autêntico discipulado e pertencimento à vida comunitária eclesial.

Na celebração de encerramento, por meio do gesto simbólico, foi entregue aos coordenadores paroquiais da IVC, uma vela como sinal da irradiação da Luz de Cristo na missão. No final Dom Leomar Brustolin, bispo referencial da IVC na Arquidiocese, ressaltou que o anúncio do querigma num mundo cada vez mais urbano, tem como centro a Palavra de Deus, a formação discípulos e discípulas de Jesus Cristo, em comunidades eclesiais missionárias. Em reposta aos desafios do SER Catequistas nesta realidade complexa sinalizou a experiência do ENCONTRO com Jesus Cristo, o resgate da COMUNIDADE como Casa da IVC e a Missão como uma Igreja em saída.

Destacou também, as metas para continuar avançando no caminho: 1) Formação Discipular envolvendo todos os catequistas; 2) Valorizar a ocasião do Batismo desencadeando um processo de acolhida aos afastados da Igreja; 3) Criar um proposta concreta para os adolescentes para o período após a celebração da crisma; 4) Integrar IVC e Caridade com a criação de um envelope e um folder para a oferta solidária dos adolescentes e padrinhos por ocasião de Crisma, colaborando com obras sociais da Igreja na Arquidiocese; 5) Despertar o sentido missionários das comunidades: envolvendo os catequizandos de Eucaristia 1 e 2 no Projeto dos Pequenos Magos que visa recolher recursos para crianças na África e no Oriente durante o advento.

A II Jornada Arquidiocesana de IVC foi um marco para consolidar o processo de Iniciação Cristã na Arquidiocese. Destaque-se o empenho da Comissão Arquidiocesana de IVC e da Coordenação Arquidiocesana da Ação Evangelizador

#IniciaçãoàVidaCristã #JornadaArquidiocesanadaIVC #IVC

Cúria Metropolitana

Rua Espírito Santo, 95

Bairro Centro Histórico 

CEP 90010-370 | Porto Alegre | RS

       51 3228.6199

Residência Episcopal

Vigário geral

Chancelaria

Arcebispado

Arquivo histórico

Batistério

Tutela de menores

Ascom

Tribunal Eclesiástico

ACESSE TAMBÉM

Centro Administrativo

Av. Sertório, 305

Bairro Navegantes
CEP 91.020-001 | Porto Alegre | RS

51 3083.7800

Administrativo

Departamento Pessoal

Jurídico

Financeiro

Contabilidade

Fraterno Auxílio

Patrimônio

T.I.

Obras

Servus

O Dia do Senhor

Loja Centro de Pastoral

© 2020 por ASCOM para Arquidiocese de Porto Alegre