Santo Antônio recebe 3º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas

(Matéria atualizada em 12/07, 15:20) Até o próximo domingo (14) ocorre em Santo Antônio da Patrulha o 3º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas. Em sintonia com o Mês Missionário Extraordinário, convocado pelo papa Francisco, o evento traz o seguinte tema: “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”. Já o lema, de inspiração apostólica, é: “Sereis minhas testemunhas até os confins da Terra” (At 1,8). A ação faz parte das celebrações pelos 25 anos de missão para com a Igreja irmã de Moçambique.

Como parte da programação, no dia 12 de julho acontece a 2º Conferência "A Igreja de Cristo em missão no mundo", com o bispo auxiliar de Porto Alegre, Dom Leomar Antônio Brustolin.

Estão envolvidos na organização do evento a coordenação nacional dos Conselhos Missionários de Seminaristas (COMISEs) e as Pontifícias Obras Missionárias (POM), com parceria e apoio de duas Comissões Episcopais Pastorais da CNBB (Ação Missionária e Cooperação Intereclesial e Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada), a Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) e a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB). O Congresso conta com conferências e painéis que abrangem temas como Iniciação à Vida Cristã e Missão (Dom José Antônio Peruzzo) e Missão ad gentes (Pe. Moussa Serge Traore), bem como diferentes opções de oficinas, fóruns e testemunhos de missionários.

Estima-se a presença de 300 participantes entre seminaristas, religiosos(as), padres e bispos de diferentes dioceses do Brasil. O Congresso se iniciou na quarta-feira (10) com a santa missa, às 18h, na paróquia Santo Antônio. Logo após, a cerimônia de abertura foi realizada pelo arcebispo metropolitano de Porto Alegre e vice-presidente da CNBB, Dom Jaime Spengler, com as presenças de Dom Jaime Kohl (bispo de Osório), do padre Maurício da Silva Jardim (diretor das POM) e da Irmã Regina Cândida Fuhr (representante da CRB).

Dom Leomar ressalta a cristologia da missão

“Nem Paulo, nem Apolo; nem Bento, nem Francisco – somos todos do único e mesmo Cristo”. O tom do terceiro dia do Congresso Missionário Nacional de Seminaristas foi dado por Dom Leomar Brustolin, bispo auxiliar da arquidiocese de Porto Alegre, com a conferência A Igreja de Cristo em missão no mundo. Trazendo um panorama que abrange fé, política, polarização e questões da sociedade atual, o foco da fala apontou para a cruz. O conferencista abordou o fundamento cristológico da missão, partindo da teologia de Hans Ur von Balthasar e de documentos que permeiam desde o Concílio Vaticano II até o Papa Francisco. “A igreja tem uma origem no amor eterno do Pai, mas ela foi fundada no tempo por Cristo e, assim, tem um fim salvador e escatológico”, afirmou.

Nessa perspectiva escatológico-histórica (eterno e temporal), o bispo ressaltou que a tentação é sempre acentuar demais ou o aspecto humano ou o divino – apesar de essa tensão ser própria do Deus que se faz carne. “Sem a cruz, a fé cristã é uma teoria; com a cruz, a fé cristã é salvação. A eternidade está nos campos do mundo”, destacou. Portanto, na era da tecnologia que promete longevidade, D. Leomar orienta que se a vida não tiver sentido, de nada vale tal expectativa. “Ser profeta hoje é resgatar o sentido da vida”, sublinhou. Segundo o conferencista, o desafio hoje é ser e fazer algo definitivo em meio a essa transitoriedade, pois a missão tende ao que não passará. Nesse contexto, emerge a questão: mesmo nas tribulações do dia a dia, o outro ainda nos interpela? “Jesus sempre identificou todo o Seu ‘eu’ com a missão, Ele também se abandonou à vontade do Pai”, enfatizou. Por fim, embasado na máxima de São Gregório Nazianzeno – “o que não foi assumido, não foi redimido” –, o bispo exortou os seminaristas para que se assuma o que de fato é cristão.

Para baixar os slides da apresentação de Dom Leomar, acesse: https://www.domleomar.com.br/palestras

(Textos: Darlan Schwaab)

(Créditos das imagens: Matheus Mateus Schäfere Patrick Madeira)

#CongressoSeminaristas #SantoAntôniodaPatrulha #MêsMissionário #POM #Comises