Dom Jaime manifesta preocupação com a juventude em entrevista à imprensa


Em entrevista ao jornalista Túlio Milman, do jornal Zero Hora, nesta semana, o arcebispo Dom Jaime Spengler manifestou sua preocupação com a juventude em referência aos casos de automutilação. Veja a matéria publicada nas edições online e impressa e reproduzida abaixo.

NA PRÓPRIA PELE

Automutilação de jovens preocupa o arcebispo da Capital O fenômeno alarma especialistas e já motivou aprovação de uma nova lei em Brasília

O arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Spengler, está preocupado com os jovens. Em conversas com pais e diretores de escolas, Dom Jaime viu uma luz vermelha se acender. De acordo com o religioso, a automutilação - cortes na pele, majoritariamente - atingiu índices alarmantes entre nós. Não é piercing, nem tatuagem, esclarece. É algo mais grave e que precisa de atenção urgente da sociedade.

Procurada pelo Informe Especial, a psicóloga e psicanalista Cátia Mello confirma que a automutilação dos jovens é um fenômeno que vem adquirindo novas dimensões. Para ela, cortar a si mesmo é uma alternativa para tentar substituir dores emocionais geradas pela pressão, pelos maus tratos dos colegas, pela frustração e pela tristeza. “Antes, quando ficava com raiva, o adolescente batia a porta do quarto”, observa. Cátia recomenda que, quando observado, esse comportamento deve ser avaliado e tratado com a ajuda de especialistas.

O tema já mereceu a atenção de Brasília. No começo do ano, a Câmara aprovou um projeto de lei do gaúcho Osmar Terra – deputado licenciado para assumir como ministro. O texto “determina a notificação compulsória, pelos estabelecimentos de saúde, dos casos de violência autoprovocada, incluindo tentativas de suicídio e a automutilação”. Dom Jaime define com uma frase o diagnóstico dessa realidade preocupante: "Temos hoje uma legião de órfãos que têm pais vivos".

Para acessar a publicação original acesse. Foto capa: Pexels.

#mutilaçãodejovens #juventude #imprensa #ZeroHora

Cúria Metropolitana

Rua Espírito Santo, 95

Bairro Centro Histórico 

CEP 90010-370 | Porto Alegre | RS

       51 3228.6199

Residência Episcopal

Vigário geral

Chancelaria

Arcebispado

Arquivo histórico

Batistério

Tutela de menores

Ascom

Tribunal Eclesiástico

ACESSE TAMBÉM

Administrativo

Departamento Pessoal

Jurídico

Financeiro

Contabilidade

Fraterno Auxílio

Patrimônio

T.I.

Obras

Servus

O Dia do Senhor

Loja Centro de Pastoral

Centro Administrativo

Av. Sertório, 305

Bairro Navegantes
CEP 91.020-001 | Porto Alegre | RS

51 3083.7800

© 2020 por ASCOM para Arquidiocese de Porto Alegre