Cuidado com os educadores foi tema de encontro da Pastoral da Educação

No último sábado (17), foi realizado o Encontro dos Professores, promovido pela Pastoral da Educação da Arquidiocese de Porto Alegre, que teve como tema "Cuidar de quem ensina: o bem-estar na docência". O evento foi realizado no auditório do prédio da Faculdade de Arquitetura da PUCRS e contou com a participação de mais de 200 educadores de diversas cidades gaúchas, das redes públicas e privadas de ensino. Durante a manhã de sábado foram debatidos temas como Mística Cristã, Bem-estar e Psicologia do Ser, afim de propor uma reflexão aos educadores sobre sua missão educativa.

Dom Leomar Brustolin, bispo referencial para Educação e Cultura da CNBB Regional Sul 3, esteve entre os palestrantes e abordou o tema "Educar para o cuidado: a relação com o outro", enfatizando que toda a educação precisa de um processo de personalização, de preocupação com o outro. O bispo auxiliar de Porto Alegre também ressaltou que os processos de cuidado e proximidade são mais lentos, porém, produzem mais efeito nas pessoas.

Também participaram da formação o Padre Rogério Alencar Ferraz de Andrade, coordenador da Comissão Educação, Cultura e Comunicação, da Arquidiocese de Porto Alegre, Pe. Lucas Mendes, Pe. Ronaldo Kuhnen, Irmã Clei Campanha, Irmã Elisângela Machado e a psicóloga Fabiana Pasa.

"Em tempos de desorientação e distrações que atraem o ser humano, cada vez mais, para fora do centro vital de suas potencialidades e esperança, repensar o tema da mística cristã é atual e necessário. Mística na estrada sinuosa de sua conceituação é uma experiência de unidade radical com o Absoluto, o Eterno, Deus. Disso, resulta a relevância em conhecermos o pensamento e obra de Edith Stein que nos oportuniza uma profunda reflexão sobre a pessoa, este ser dotado de espiritualidade. Edith Stein é um portal belíssimo que nos convida para um adentramento em temas de extrema urgência no que se refere o humano, a educação e a fé", explanou a palestrante Irmã Elis Machado, da congregação Franciscana Bernardina, mestra em Filosofia pela Unisinos e doutoranda em Teologia Sistemática pela PUCRS.

(Texto e fotografia: Ana Tartarotti, Pascom Arquidiocesana e Pascom da paróquia Nossa Senhora da Glória. Edição: Juliano Rigatti, Pascom e Ascom Arquidiocesana)

Veja algumas imagens:

#comissãodeeducação #culturaecomunicação #cultura #educação #professores #educadores #cuidardequemcuida