Artigo "Palavra de Deus: caminho de fé" reflete sobre setembro, o mês dedicado à Bíblia

Irmã Maria Aparecida Barboza, ICM, é coordenadora da Iniciação à Vida Cristã da Arquidiocese de Porto Alegre e escreve, com exclusividade, no artigo transcrito abaixo, sobre setembro o mês da Bíblia. Entenda porquê este é o mês da Bíblia e conheça algumas iniciativas.

Palavra de Deus: caminho de fé

A Palavra de Deus está bem perto de ti, está em tua boca e em teu coração, para que a ponhas em prática (Dt 30, 14)

A Igreja nos orienta para a leitura diária da Bíblia. Porém, desde 1971, com a criação do mês da Bíblia, celebrado em setembro, por ocasião da memória de São Jerônimo, o tradutor da Bíblia Hebraica e Grega para o Latim (Vulgata), a Igreja procura motivar os cristãos a perceber que a Bíblia não é apenas um livro de estudo, mas sim, de vivência e testemunho.

O encontro com a Palavra de Deus gera novos discípulos, ouvintes e servidores da palavra numa comunidade concreta e impulsiona a ação transformadora da sociedade.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), à luz do Concílio Vaticano II, em cada ano, propõe um caminho para a leitura e vivência da Palavra de Deus. Para este ano, a proposta é o estudo e a oração com Primeira Carta de São João sob o tema: para que n’Ele nossos povos tenham vida e o lema: “Nós amamos porque Deus primeiro nos amou” (1Jo 4,19).

Desde o início do cristianismo, as comunidades cristãs pelo anúncio entusiasmado e fervoroso da Palavra de Deus foram contagiando novos membros e ganhando de Deus a confirmação na missão: Eles eram perseverantes em ouvir os ensinamentos dos apóstolos. Louvavam a Deus e era estimado por todo o povo. E, a cada dia, o Senhor acrescentava a seu número mais pessoas que eram salvas” (At 2, 42.47).

Na Arquidiocese de Porto Alegre, além de incentivar os evangelizadores e, sobretudo, os catequistas para uma maior familiaridade com a Palavra, durante o mês de setembro, se propõe uma Catequese com a Leitura Orante da Palavra de Deus.

Através da porta da Iniciação à Vida Cristã (IVC), com uma catequese de inspiração catecumenal e da metodologia da Leitura Orante, os catequistas, catequizandos e familiares, gradativamente vão se familiarizando com a Palavra e criando o gosto pela leitura, meditação, oração e contemplação para uma melhor vivência da caminhada discipular. Outro indicativo relevante da metodologia de inspiração catecumenal é a integração Catequese, Liturgia e Caridade. Dessa integração, brota no cristão o desejo de viver a sua fé encarnada na realidade concreta, com atitudes éticas solidárias, semelhantes ao modo de ser, de Jesus Cristo.

Do ponto de vista da Iniciação à Vida Cristã e da ação evangelizadora, é importante perceber a centralidade da Palavra de Deus, na vida e na missão da Igreja, colocada em relevo pelo Concílio Vaticano II. E como afirma a Conferência de Aparecida, faz-se necessário priorizar uma Animação Bíblica da Vida e da Pastoral, tarefa que se abre para os novos tempos.

Para formar discípulos missionários, é urgente aproximar mais as pessoas e comunidades da Leitura Orante da Palavra de Deus. Não basta ler ou estudar as Sagrada Escrituras, pois a inteligência das escrituras exige, ainda mais do que o estudo, a intimidade com Cristo e a oração (DGAE, n. 90).

A Bíblia, Palavra de Deus, orienta e conduz os passos dos discípulos missionários de Jesus Cristo, no caminho da verdade, da justiça e da paz.

#setembro #MêsdaBíblia #IVC #CNBB