1º Congresso Missionário Arquidiocesano será realizado neste sábado (19)

No próximo sábado (19), será realizado em Porto Alegre, o 1º Congresso Missionário Arquidiocesano, com o tema: "Como ser Igreja missionária?". O evento inicia às 8h30 e tem previsão de encerramento às 17h, no Instituto de Educação São Francisco (Av. Baltazar de Oliveira Garcia, 4879, bairro Rubem Berta), na Zona Norte da capital. A programação inclui palestras e dinâmicas, no período da manhã, almoço partilhado e Caminhada Missionária e Celebração Eucarística, à tarde. O 1º Congresso Missionário Arquidiocesano é uma organização do Conselho Missionário Arquidiocesano (COMIDI), Pontifícias Obras Missionárias (POM) e Arquidiocese de Porto Alegre.

Aberto a todos, o congresso é destinado, especialmente, às lideranças das paróquias e comunidades, aos catequistas da Iniciação à Vida Cristã (IVC) e das Comunidades Eclesiais Missionárias, aos ministros da Palavra e da Comunhão Eucarística, aos jovens, aos serviços e movimentos familiares, às Capelinhas de Nossa Senhora, à Rede de Oração Mundial do Papa (Apostolado da Oração), aos Missionários do Dízimo, às equipes de Liturgia e Canto, aos padres, diáconos, religiosos (as) e seminaristas. Cada pessoa e cada comunidade é diretamente interpelada: “Como nós podemos cooperar para tornar nossa Igreja mais missionária? Será um dia impulsionador de nossa consciência e empenho em sermos cada vez mais uma Igreja em Saída!", anuncia a carta convocatória do evento.

A organização do congresso reforça a importância que todos, se possível, levem um alimento para partilhar no almoço e lanches; que levem garrafinha com água; e informam que o espaço conta com livrarias e cantina.

Abaixo, a programação completa: 8:30 – Mística Missionária de Abertura 9:00 – Programa Missionário Nacional, com dom Adilson Pedro Busin 10h15 – Intervalo e Lanche

10h35 – As novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora, na ótica da Missão, com padre Ilário Flach 11h45 – Breve Organograma da Ação e Cooperação Missionária, com padre Loivo Aloísio Kochhann

12h – Almoço Partilhado e intervalo para Livrarias 13h30 – Caminhada Missionária até a Paróquia Santa Madre Teresa de Calcutá (1,6 Km) 16h – Missa de Encerramento, no Santuário Nossa Senhora de Fátima

- Segue a Vigília Missionária Mundial, convocada pelo Papa Francisco, em todos os Santuários e Paróquias do mundo.

#1ºCongressoMissionárioArquidiocesano #COMIDI #POM #MêsMissionário