Comunidade Cristo Rei recebe mais de 600 pessoas em noite de ordenação diaconal, em Charqueadas

No domingo (8) mais de 600 pessoas, além de 30 padres e seis diáconos acompanharam a ordenação diaconal de Davi Jonas Dietrich e Neimar da Rosa, no início da noite, na Comunidade Cristo Rei, Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, em Charqueadas. A ordenação foi realizada com a imposição das mãos e oração consecratória do arcebispo metropolitano Dom Jaime Spengler, com a presença do bispo auxiliar, Dom Darley José Kummer, no 2º Domingo do Advento, Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora. "Não esqueçam os pobres, não esqueçam o cuidado pela vida, não transcurem a vida sobretudo dos mais pobres. Hoje, em alguns setores, há dificuldade em se falar da pobreza, mas não podemos esquecer que o Natal é a solenidade da pobreza de Deus, que assume os panos da nossa fragilidade. E, da mesma forma, nós como ministros ordenados, de forma especial, somos convidados sim a estar ao lado de toda a situação onde a fragilidade humana e social também se manifesta. E nós podemos, sim, fazer cumprir a nossa tarefa sendo homens do evangelho, homens de oração, homens do mistério, homens da fraternidade presbiteral. Depois de Deus o maior dom são os irmãos. Então se sintam verdadeiramente acolhidos. Que Deus nos abençoe!", disse o arcebispo Dom Jaime durante a celebração eucarística.

Para Davi a cerimônia trata-se de um momento que coroa a sua história vocacional iniciada quando ainda era criança. "Claro que todo esse processo foi um tempo de amadurecimento e hoje, aqui, vendo tantas pessoas que participaram dessa história é um motivo de grande alegria. O jovem deve se colocar essa questão de se consagrar a Deus, mas todos os jovens hoje precisam pensar mais na seriedade da vida, no sentido da vida, das grandes decisões, das grandes escolhas", orienta. Neimar também lembrou de sua caminhada e destacou os desafios que se aproximam: "Primeiro quero agradecer a todos que vieram a Charqueadas e também aqueles que estão conosco em oração, em casa, nas suas comunidades. Estamos aqui agora no Ministério Diaconal para exercer o serviço de dedicação, amor à comunidade, a serviço da Arquidiocese de Porto Alegre. Pronto nunca estamos, mas é o Senhor que nos conduz na missão diária, sempre nos mostrando o caminho e nesta realidade tão grande da arquidiocese, tão bonita, também com as suas particularidades, com muitos irmãos que se dedicam nas mais diversas atividades nas pastorais, nas comunidades e isso é o que tem de bom, caminhar juntos, trabalhar juntos", concluiu Neimar.

Conheça um pouco mais sobre os diáconos

Davi nasceu em 15 de março de 1991, em Sapiranga, filho de Neuzinho Inácio Dietrich e de Leonilda de Souza. Ambos falecidos. Tem duas irmãs mais velhas: Elisiane Dietrich Bruno e Aline Dietrich. Na infancia despertou em si a vocação sacerdotal, e desde cedo atuou como coroinha. Participou do movimento ONDA e auxiliou na Catequese e Liturgia, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus. Com 13 anos, ingressou no Seminário Maria Auxiliadora de Dois Irmãos até o ano de 2008. No início de 2009, já no Seminário Maria Mater Ecclesiae em São Paulo. Em 2010 foi acolhido na Arquidiocese de Porto Alegre através da Paróquia São Sebastião Mártir. Cursou o Propedêutico no Seminário São José de Gravataí. De 2011 a 2013 cursou a Filosofia, e de 2015 a 2018 a Teologia na PUCRS, residindo no Seminário Maior N.ª Sra. da Conceição de Viamão. Atuou pastoralmente na Paróquia São Sebastião Mártir, São Luís Gonzaga, N.ª Sra. da Piedade e N.ª Sra. do Caravaggio, em Porto Alegre; na Paróquia N.ª Sra. do Livramento de Guaíba, Setor Juventude Arquidiocesano e Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Alvorada. Em 2016, estágio na Paróquia N.ª Sra. do Caravaggio, em 2018, residiu na Paróquia São Luís Gonzaga, e em 2019, fez seu Ano Pastoral na Paróquia São Sebastião Mártir.

Neimar nasceu em Palmeira das Missões, no dia 31 de março de 1979. Pais: Tamarino e Vera Lúcia.; irmão, Dilamar. Desde criança participava na capela Nossa Senhora Aparecida do bairro Vista Alegre, Paróquia Santo Antônio. Foi coroinha (1997 a 1994). Catequista (1995 a 1997). Entre os anos 1997 a 2004 atuou ativamente na Pastoral da Juventude na diocese de Frederico Westphalen e no regional Sul 3. Em 2005 ingressou no seminário dos Oblato de São Francisco de Sales. Residiu em Jaboticaba, Passo Fundo e Viamão (Santa Isabel). Em 2008 retornou para Palmeira das Missões, onde atuou na liturgia, catequese e CCP da comunidade de origem. Em 2011 foi morar com seu irmão Dilamar em Gravataí. Após um tempo de discernimento e participando das missas na Catedral Metropolitana aceitou o desafio de participar dos encontros Kairós da Arquidiocese de Porto Alegre, ingressando no Curso Propedêutico em 2012. Concluiu os estudos de filosofia em 2014 e a teologia em 2018. Pastorais: Catedral (2012), São Luiz Gonzaga do Jardim Botânico (2013), Exéquias Saint Hilaire e São joão Vianney (2014), Senhor Bom Jesus (2015/2016), Equipe Kairós (2017), Santa Cecília (2018) e Nossa Senhora dos Navegantes de Charqueadas (2019).

(Informações e fotos: Cauê Florisbal /Pascom NSN - Charqueadas - Edição: Patricia Damaceno / Ascom)

#ordenaçãodiaconal #Charqueadas #ComunidadeCristoRei #SolenidadedaImaculadaConceiçãodeNossaSenhora