Qualificação de mulheres em corte e costura tem apoio das paróquias e Cáritas Arquidiocesana


Um grupo de 24 mulheres da cidade de Esteio avançou mais um degrau na conquista de sua dignidade. Elas participaram neste ano do Curso de Corte, Costura e Customização, realizado pela Diaconia Santo Antônio, com apoio das paróquias e da Cáritas Arquidiocesana. A cerimônia de conclusão do curso foi realizada na tarde de quarta-feira (11), na Paróquia Nossa Senhora das Graças, local da atividade.

A Santa Missa de Ação de Graças foi presidida pelo Bispo Auxiliar de Porto Alegre, que acompanha a Dimensão da Caridade, Dom Adilson Pedro Busin. Ele afirmou que a Palavra de Deus nos convida a superar aquilo que nos separa de Deus e dos irmãos. Por isso, é preciso renovar a esperança que realiza plenamente a salvação. “Aqui em Esteio o amor de Deus se transforma em caridade. O curso de qualificação é uma das alegrias que vivemos e celebramos neste ano”. Dom Adilson destacou a participação da migrante venezuelana Gregória de Los Angeles Sanabria Rodriguez, que foi acolhida e integrada ao grupo para receber a qualificação.

A atividade promovida pela Diaconia é operada em conjunto pelas equipes da caridade das quatro paróquias da Área Pastoral. Cada uma das paróquias encaminhou um grupo de participantes, compartilhando as vagas disponíveis. O financiamento foi assegurado com o apoio de empresas da cidade. O Coordenador da Diaconia, Diac. Lourival Fernandes, agradeceu a assessoria, acompanhamento e orientação da Cáritas Arquidiocesana que auxiliou na formação técnica e metodológica das equipes paroquias e orientou na elaboração do projeto para execução do programa de qualificação.

Ele anunciou que em 2020 haverá continuidade desse curso e implantação de um novo projeto de qualificação em padaria e confeitaria com professores do SENAI. Este curso será executado na Paróquia Imaculado Coração de Maria, com a integração das paróquias da Área Pastoral. “Essa ação de inclusão produtiva, visa qualificar as pessoas, que hoje assistimos com a doação de alimentos, para o mercado de trabalho. Queremos oferecer formação e dignidade para que as pessoas assegurem o sustento de suas famílias com o próprio trabalho”.

O Diretor Executivo da Cáritas Arquidiocesana, Luís Carlos Campos, enalteceu a contribuição decisiva do voluntariado para a realização do projeto. “Sem vocês essa ação tão bonita e significativa não teria sido possível. Obrigado pelo empenho e dedicação de todos aqueles que apoiaram e contribuíram para a efetivação do curso, porque ele é fruto da vontade de fazer o bem, com inspiração da fé”. Durante a comemoração, todas as participantes receberam um kit de corte e costura para iniciar sua atividade produtiva.

(Texto: Elton Bozzetto / Edição: Patricia Damaceno - Ascom)

#formação #áreadeEsteio #mulheres #migrante #CáritasArquidiocesana

Cúria Metropolitana

Rua Espírito Santo, 95

Bairro Centro Histórico 

CEP 90010-370 | Porto Alegre | RS

       51 3228.6199

Residência Episcopal

Vigário geral

Chancelaria

Arcebispado

Arquivo histórico

Batistério

Tutela de menores

Ascom

Tribunal Eclesiástico

ACESSE TAMBÉM

Centro Administrativo

Av. Sertório, 305

Bairro Navegantes
CEP 91.020-001 | Porto Alegre | RS

51 3083.7800

Administrativo

Departamento Pessoal

Jurídico

Financeiro

Contabilidade

Fraterno Auxílio

Patrimônio

T.I.

Obras

Servus

O Dia do Senhor

Loja Centro de Pastoral

© 2020 por ASCOM para Arquidiocese de Porto Alegre