Irmandade realiza coletiva de imprensa e apresenta programação da 145ª Festa de Navegantes


Na manhã do dia 11 de dezembro foi realizada, na Sede da Irmandade de Nossa Senhora dos Navegantes, coletiva de imprensa, que apresentou as iniciativas pastorais e sociais da 145ª Festa de Navegantes, além dos preparativos para a Festa de 2020, atividade conduzida pelo provedor da Irmandade, Gustavo Madalena Brum, e pelo Reitor do Santuário e Capelão da Irmandade, Padre Marcus Vinícius Kalil Ferreiro. O provedor iniciou a coletiva relatando sobre os preciosos auxílios que a Irmandade tem tido para a realização da Festa em 2020. Ele também falou sobre a necessidade de angariar recursos financeiros para a restauração do Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes, que precisa de reforma em sua estrutura total; e que para isso é fundamental o apoio dos fiéis devotos. "A ideia é utilizar o poder de mobilização e comunicação deste grande evento para ajudar a desenvolver, cada vez mais, em todas as pessoas o espírito solidário e de generosidade", disse.

Para a Festa de 2020, o Santuário passa a contar com um Velário Eletrônico, ao mesmo tempo que atende as exigências contra incêndios, vai ao encontro de uma linha mais ecológica. Também será implantado o Sino Eletrônico no Santuário. A abertura da 145ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes em Porto Alegre será em 19 de janeiro, com a Santa Missa na Av. Sertório, às 17h, seguida da Procissão que levará a imagem até o Santuário de Nossa Senhora do Rosário, no centro da capital. No dia 22 de janeiro, pela segunda vez na história, às 8h, a imagem será conduzida até o Largo Glênio Peres, permanecendo até às 17h30, para momentos de oração e bênçãos por parte dos padres e ministros extraordinários. No dia 24, no Santuário de Navegantes, iniciará a tradicional novena, que irá se estender até o dia 1º de fevereiro, sempre às 20h. No dia 2 de fevereiro haverá missa às 7h e, após, a tradicional procissão de retorno para o Santuário de Navegantes, com chegada prevista às 10h30.

Os festejos de Navegantes em 2020 terão como tema central: "Comunidade, Casa da Igreja". O reitor do Santuário, Padre Marcus Vinícius, ressaltou que deste modo a festa está inserida nas urgências da Igreja no Brasil. A temática da festa vai refletir a partir das Diretrizes Gerais para a Ação Evangelizadora (2019-2023). "Queremos refletir sobre a questão da evangelização em nossos dias e o contexto da cultura urbana; a Igreja quer ser Casa de Comunhão que forme Discípulos Missionários", destacou Padre Kalil Ferreyro. Para o Provedor da Irmandade "Navegantes é um celeiro de espiritualidade...o ano em Porto Alegre inicia com a Festa de Navegantes, que quer resgatar a origem da fé". Padre Marcus Vinícius ressalta que a festa Mariana em Porto Alegre é "uma grande oportunidade para a Evangelização".

Como preparação para a Festa ocorre também a visita peregrina da imagem de Navegantes pela paróquias da Arquidiocese. Quem desejar receber a visita deve entrar em contato pelo telefone (51) 3342.28.82 ou e-mail irmandade@irmandadenavegantes.com.br.

(Texto e fotos: Marcelo Mito (coordenador Arquidiocesano da Comissão de Liturgia / Edição: Patricia Damaceno - Ascom)

#Navegantes2020 #145Navegantes #IrmandadedeNossaSenhoradosNavegantes

Cúria Metropolitana

Rua Espírito Santo, 95

Bairro Centro Histórico 

CEP 90010-370 | Porto Alegre | RS

       51 3228.6199

Residência Episcopal

Vigário geral

Chancelaria

Arcebispado

Arquivo histórico

Batistério

Tutela de menores

Ascom

Tribunal Eclesiástico

ACESSE TAMBÉM

Centro Administrativo

Av. Sertório, 305

Bairro Navegantes
CEP 91.020-001 | Porto Alegre | RS

51 3083.7800

Administrativo

Departamento Pessoal

Jurídico

Financeiro

Contabilidade

Fraterno Auxílio

Patrimônio

T.I.

Obras

Servus

O Dia do Senhor

Loja Centro de Pastoral

© 2020 por ASCOM para Arquidiocese de Porto Alegre