Regional Sul 3 da CNBB emite nota de apoio aos professores

Leia, abaixo, nota emitida na última sexta-feira, 13 de dezembro, pelo Regional Sul 3 da CNBB, redigida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre, Dom Leomar Antônio Brustolin e referencial para a Educação e Cultura no RS.

"Os que ensinam os outros, um dia, como estrelas no céu brilharão. (Dn 12,3)"

A Comissão de Educação e Cultura da Conferência dos Bispos do Brasil – Regional - Sul 3 (Rio Grande do Sul) manifesta apoio e solidariedade a todos que acreditam e se empenham por uma educação humanista, integral e solidária. Precisamos assumir um pacto educativo, como nos pede o Papa Francisco: “nunca, como agora, houve necessidade de unir esforços numa ampla aliança educativa para formar pessoas maduras, capazes de superar fragmentações e contrastes e reconstruir o tecido das relações em ordem a uma humanidade mais fraterna”. Dias melhores dependem de uma educação capaz de enfrentar a fragmentação de nossa época, especialmente recuperando o sentido da vida, a ética e a transcendência. Essa realidade não será utopia se a sociedade civil, o Estado e todo cidadão de boa vontade assumirem um pacto educativo que coloque a pessoa no centro das atenções, valorize os educadores, escute os educandos e proponha caminhos para construção de um mundo melhor. Afinal, educar para o bem comum é a arte mais importante. Professores, rezamos e trabalhamos pela mesma causa!

Porto Alegre, 13 de dezembro de 2019. Dom Leomar Antônio Brustolin

Bispo referencial para a Educação e Cultura no RS