Participe, nesta sexta (7), da Missa pelo Dia Mundial de Oração e reflexão contra o tráfico de pesso

Porto Alegre vai participar da Jornada Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas. O evento é convocação do Papa Francisco para a Igreja Católica. Na capital gaúcha, será celebrada uma Missa na sexta-feira (7), às 16h, na Igreja do Rosário (Rua Vigário José Inácio, 402 - Centro Histórico), presidida por Dom Adilson Pedro Busin, bispo integrante da Comissão Episcopal Pastoral Especial para o Enfrentamento ao Tráfico Humano da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre. A jornada de Porto Alegre é organizada pela Rede Um Grito pela Vida, da Conferência dos Religiosos do Brasil. O grupo reúne diversas congregações religiosas e grupos sociais que defendem a causa da erradicação do Tráfico. Além disso, conta com o apoio do regional Sul 3 da CNBB. O objetivo é o de rezar, conscientizar e pedir políticas públicas para a erradicação desse crime que o Papa chamou de “fenômeno global” e “chaga vergonhosa”. De acordo a Irmã Maria Bernardete Macarini, secretária nacional da Rede Um Grito Pela Vida, a jornada celebra a memória de Santa Josefina Bakhita (1869-1947), sudanesa, primeira santa da África, canonizada no ano 2000. Em vida, Bakhita foi traficada para fins de trabalho doméstico. “Santa Bakhita também foi escrava, vendida e que sofreu na pele a dor do tráfico humano, da exploração e da violência. Ela, quando adulta, se tornou religiosa. O Papa Francisco instituiu o dia 8 de fevereiro como Dia Mundial de Oração Contra o Tráfico de Pessoas em homenagem a ela, que também é a padroeira das vítimas desse tipo de crime” disse a secretária nacional. Irmã Bernardete afirma que este é um crime muito presente na sociedade. As vítimas, de crianças a adultos, em sua maioria, são pessoas pobres, especialmente adolescentes e mulheres. Atraídas por proposta de emprego e ganhos volumosos, acabam sendo abusadas ou exploradas sexualmente. O tráfico humano também acontece para fins de trabalho doméstico, trabalho escravo no campo ou na cidade, tráfico de drogas, adoção ilegal e venda de órgãos. A religiosa aponta que há rotas 28 rotas de tráfico humano no Rio Grande do Sul, sobretudo na região de fronteira, porém, este dado é extraoficial. Não há estatísticas oficiais sobre o número de rotas, vítimas e encaminhamento por parte do Estado, que possui em sua estrutura o Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, o NETP/RS. “O trabalho da Rede Um Grito Pela Vida é o de conscientização, de mobilização e prevenção. No momento em que identificamos alguns casos, o caminho é repassar para o NEPT, que é quem tem autoridade para tal. Entretanto, com as sucessivas mudanças de governo, estamos sempre refazendo as ações, o que dificulta o trabalho de identificar as rotas com precisão e de encaminhar as pessoas.” pontuou. Irmã Bernardete afirmou ainda que a conscientização da sociedade ainda é o melhor caminho para erradicar o tráfico: “Como afirma o propósito da jornada, somos chamados a acender uma luz contra o tráfico de pessoas e permanecer em vigília constante” concluiu.

(Texto: Magnus Regis - Assessoria de Comunicação Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria / Edição: Patricia Damaceno - Ascom)

Mensagem do Papa

Em fevereiro, "O Vídeo do Papa" contendo a intenção de oração do mês se concentra na situação de milhões de homens e mulheres migrantes, frequentemente vítimas do tráfico humano. Entre as causas, Francisco aponta para a corrupção de pessoas dispostas “a fazer qualquer coisa para enriquecer”.

Esta segunda edição de 2020 de “O Vídeo do Papa” foi produzida com a Seção Migrantes e Refugiados do Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral. O lançamento também faz parte do Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas, promovido por Talitha Kum, a Rede Internacional da Vida Consagrada contra o Tráfico de Pessoas, fundada pela União Internacional das Superioras Gerais em Roma (UISG). Este Dia de oração é celebrado em 8 de fevereiro, memória litúrgica de Santa Josefina Bakhita (a jovem sudanesa traficada que se tornou santa). De fato, em 2019, o número de migrantes internacionais atingiu 271,6 milhões em todo o mundo. Treze milhões a mais em relação a 2017. Destes, 47,9% são mulheres e 13,9% são crianças e adolescentes (menores de 19 anos).

O subsecretário da Seção Migrantes e Refugiados, cardeal Michael Czerny S.J., lembra as Orientações Pastorais sobre Tráfico de Pessoas, um documento disponível para a Igreja e para todos que desejam lutar contra o tráfico humano. As Diretrizes terminam com o chamado urgente do Papa Francisco na Evangelii Gaudium: “Sempre me angustiou a situação das pessoas que são objeto das diferentes formas de tráfico. Quem dera que se ouvisse o grito de Deus, perguntando a todos nós: ‘Onde está o teu irmão?’ (Gn 4, 9). Onde está o teu irmão escravo?. Essa pergunta é para todos!”. Assista ao vídeo.

(Fonte: Vatican News)

#Missa #tráficohumano #IgrejadoRosário #MensagemPapaFrancisco