Formações IVC: inscrições para novos catequistas encerram em 1º de março


O mês de março é marcado por uma série de formações para os catequistas novos e atuantes da Arquidiocese de Porto Alegre nas etapas de Batismo, Eucaristia, Crisma e Adultos. O requisito para todas é ter concluído a Iniciação à Vida Cristã (Batismo, Eucaristia e Crisma), ser maior de 18 anos e ter o desejo de iniciar outras pessoas neste caminho de discípulos de Jesus Cristo. Os prazos encerram-se no dia 1º de março.

Eucaristia e Crisma

Inicia-se na primeira quinzena de março as etapas de formação para os novos catequistas de Eucaristia e Crisma, com realização no sábado, 7 de março, das 8h30 às 16h, nos Vicariatos, facilitando assim uma maior participação dos catequistas. Em Canoas, a formação será realizada na Paróquia São Paulo Apóstolo (Rua Lageado, 1366 - Bairro Niterói), em Gravataí, na Paróquia Nossa Senhora dos Anjos (Rua Cônego Pedro Wagner, 717 - Bairro Centro), em Guaíba, na Paróquia Nossa Senhora do Livramento (Praça Nossa Senhora do Livramento, 48 - Bairro Centro) e, em Porto Alegre, na Paróquia Nossa Senhora das Dores (Rua Riachuelo, 630 - Bairro Centro Histórico). Na programação: acolhida às 8h30, seguida pela oração, pela temática "O que é Iniciação à Vida Cristã e como colocar em prática", pela metodologia do material "Casa da Iniciação à Vida Cristã, programação 2020", e oficina “Como preparar o encontro de Catequese”. A mesma formação será oferecida no dia 14 de março (no Centro Administrativo São João Paulo II, Av. Sertório, 305) para quem não puder participar da primeira. As inscrições pode ser realizadas pelo link arquipoa.com/catequista. A coordenação da IVC solicita que os participantes levem um lanche para ser compartilhado e o livro do catequista (conforme sua etapa).

Etapa do Batismo A formação com os catequistas de Batismo abrange os catequistas novos e atuantes. A mesma ocorrerá nos Vicariatos e em duas etapas. Na programação da primeira noite: acolhida, oração e os temas “Onde estamos? Transmitir a fé cristã hoje” e “Para onde vamos? O que é iniciar na vida cristã”. Na segunda noite, após a acolhida e oração, serão trabalhados os temas “Propor novos caminhos: Portas para o Evangelho hoje” e “Como interagir mais nas visitas”, com novas propostas nas orientações gerais e novo material didático. As inscrições devem ser realizadas por meio do link: arquipoa.com/catequista. Veja abaixo as datas e horários desta formação, especificamente:

  • Guaíba: 9 e 16 de março, das 19h30 às 22h, Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Rua Dante Razeira, 39 - Loteamento Esperança).

  • Porto Alegre: 9 e 16 de março, das 19h30 às 22h, Paróquia São João Batista (Av. Benjamin Constant, 76 - Bairro São João).

  • Canoas: 10 e 17 de março, das 19h30 às 22h, Paróquia São Luis (Rua Cônego José Leão Hartmann, 82 - Bairro Centro).

  • Gravataí: 10 e 17 de março, das 19h30 às 22h, Paróquia Nossa Senhora dos Anjos (Rua Cônego Pedro Wagner, 717 - Bairro Centro).

Etapa Adultos

Na etapa Adultos, a formação também contemplará os catequistas novos e atuantes, e ocorrerá em um único lugar: na Paróquia São João Batista (Av. Benjamin Constant, 76 - Bairro São João), no dia 21 de março, das 8h30 às 16h.

Missa de Envio

No dia 15 de março, às 15h, nos Vicariatos, será realizada a Missa de Envio do mandato a todos os catequistas. A celebração contará também com a presença de um bispo em cada Vicariato.

Em Porto Alegre, será na Catedral Metropolitana (Centro Histórico); em Guaíba, na Paróquia Nossa Senhora do Livramento; em Canoas, na Paróquia São Cristóvão (Rua Tupi, 228 B) e no Vicariato de Gravataí, será em Cachoeirinha, na Paróquia São Vicente de Paulo (Rua Papa João XXIII, 316).

“Recordamos a importância da participação de todos os catequistas, quando teremos a alegria de receber das mãos dos nossos bispos o envio missionário por uma Iniciação à Vida Cristã, numa Igreja discípula missionária”, convida Irmã Maria Aparecida Barboza, coordenadora da IVC na Arquidiocese.

#IVC #vicariatos #formações #programação2020

Cúria Metropolitana

Rua Espírito Santo, 95

Bairro Centro Histórico 

CEP 90010-370 | Porto Alegre | RS

       51 3228.6199

Residência Episcopal

Vigário geral

Chancelaria

Arcebispado

Arquivo histórico

Batistério

Tutela de menores

Ascom

Tribunal Eclesiástico

ACESSE TAMBÉM

Centro Administrativo

Av. Sertório, 305

Bairro Navegantes
CEP 91.020-001 | Porto Alegre | RS

51 3083.7800

Administrativo

Departamento Pessoal

Jurídico

Financeiro

Contabilidade

Fraterno Auxílio

Patrimônio

T.I.

Obras

Servus

O Dia do Senhor

Loja Centro de Pastoral

© 2020 por ASCOM para Arquidiocese de Porto Alegre