Seminaristas de Viamão retomam atividades com visita do arcebispo Dom Jaime Spengler

Os seminaristas do Seminário Maior de Viamão retomaram suas atividades neste mês de fevereiro, com formações nas áreas de liturgia, psicologia e espiritualidade. No dia 18 de fevereiro, pe. Gustavo Batista abordou o tema da Liturgia das Horas, indicando a formação do futuro presbítero em configuração a Cristo, também (dentre outros aspectos), enquanto o “orante do Pai”.

Entre os dias 18 e 21 de fevereiro, a irmã Maria Luiza Morschel, junto com a psiquiatra dra. Yara Helena Sherem, trataram dos tipos de personalidade – abordando tanto grandes correntes teóricas como a prática e a vasta experiência de cada uma no atendimento de clérigos. Já o padre Leandro Lopes, formador do Seminário de Santa Cruz, destacou a riqueza da teologia da espiritualidade, o discernimento dos espíritos e a direção espiritual – compreensões basilares no sacerdócio ministerial.

Neste ano de 2020 residirão no Seminário Maior 27 seminaristas, oriundos de diversas comunidades da Arquidiocese de Porto Alegre, sendo 16 na Etapa da Configuração (Teologia) e 11 na Etapa do Discipulado (Filosofia). Além desses, quatro seminaristas residirão em paróquias locais, realizando estágio pastoral. Junto aos seminaristas, residirão quatro padres, responsáveis pela formação, além de dois padres que residem em suas paróquias e auxiliam na Direção Espiritual.

Festa dos Seminários de Viamão

Todos os anos, no segundo domingo do mês de setembro, os Seminários Maiores das Dioceses de Frederico Westphalen, Montenegro, Novo Hamburgo, Osório e Porto Alegre organizam a tradicional Festa dos Seminários, para cerca de 1,4 mil pessoas.

A cada ano, um dos Seminários se torna a comunidade festeira, cuja função é organizar o evento. Em 2020, o Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição da Arquidiocese de Porto Alegre será o responsável. A 44ª Festa dos Seminários de Viamão será realizada no dia 13 de setembro, com missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano Dom Jaime Spengler, com almoço e festejos populares.

Segundo o seminarista Aluisio Negrete - festeiro geral - o desafio é envolver a Arquidiocese de Porto Alegre, através dos seminaristas, na divulgação e participação no dia do evento. O Reitor do Seminário Maior de Viamão Pe. José Flach destaca a importância dos trabalhos em equipe e da liderança que os seminaristas desenvolvem para preparar a Festa, além da acolhida das pessoas que visitam no Seminário, colaborando no fortalecimento da cultura vocacional.

Diálogos com o Arcebispo Acompanhado de Dom Adilson Pedro Busin e Dom Darley Kummer, bispos auxiliares, o arcebispo Dom Jaime Spengler esteve no Seminário Maior, na manhã de 17 de fevereiro, reunido com os seminaristas e formadores para uma conversa. Dom Jaime relembrou os documentos recentes da Santa Sé e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) sobre a vida e formação dos presbíteros, comparando a época que ele passou pela formação com a situação atual, exortando todos os presentes a lerem e meditarem esses textos, onde se entende a vocação e missão dos presbíteros diocesanos como pastores e guias da comunidade paroquial, como os ministros por excelência da Misericórdia de Deus. "Toda a vida do cristão parte de um encontro pessoal com a pessoa de Jesus e, desse encontro, devem partir as motivações para abraçar e seguir a vocação sacerdotal, mediada pela comunhão com a Igreja, a comunidade dos cristãos. Por isso, a resposta ao chamado de Deus para o ministério ordenado é uma tomada de rumo decisiva na vida de um cristão: cultivar uma amizade profunda com Jesus vivo e presente entre nós, seguindo seu exemplo, colocando-se totalmente a serviço das irmãs e irmãos.", disse Dom Jaime.

Dom Jaime lembrou a importância cada vez maior da presença do presbítero na sociedade. SEGUNDO ELE, parece haver um dilema para equilibrar a vida pessoal do padre, as necessidades e limitações da pessoa humana, com a sua presença pastoral e comunitária, na sua paróquia e em sua Diocese. Isto porque o presbítero precisa desenvolver e apresentar aos outros uma identidade própria, pois, diz Dom Jaime, “é muito difícil conviver com uma pessoa sem identidade”. Recordando O QUE S. Paulo recomenda à Timóteo, Dom Jaime resumiu EM TRÊS pontos essenciais do ministério sacerdotal: meditar as coisas de Deus, ter cuidados com a própria saúde e desenvolver a sua vocação particular, pois “é necessário buscar sempre a unidade entre a vida interior e todas as atividades exteriores, mas não só as atividades pastorais”.

(Foto: Marto Villaza)

#SeminárioMaiordeViamão #festadosseminários #DomJaimeSpengler #seminaristas