Coronavírus: Arquidiocese determina medidas de prevenção nas ações sociais e culturais

(Atualizada em 18 de março, às 11:30)

A Arquidiocese de Porto Alegre, por meio de seu arcebispo metropolitano, Dom Jaime Spengler, determina, por meio de Nota Oficial, medidas de prevenção para suas ações sociais e culturais, seguindo as recomendações das autoridades sanitárias e de saúde.

Leia a íntegra da Nota Oficial atualizada:

NOTA DA ARQUIDIOCESE DE PORTO ALEGRE SOBRE A PREVENÇÃO AO CORONAVÍRUS (COVID-19) A vida é dom e compromisso! Neste momento difícil para todos, recordamos o ensinamento da Palavra: “cuidai do rebanho de Deus que está sob o vosso cuidado” (1Pd 5, 2). Diante da pandemia do coronavírus (COVID-19), a Arquidiocese de Porto Alegre, seguindo as recomendações das autoridades sanitárias e de saúde, orienta as seguintes medidas de prevenção para suas ações sociais e culturais: I - SECRETARIADO DA AÇÃO SOCIAL - CÁRITAS 1. Mensageiro da Caridade: a) os funcionários atenderão em regime de rodízio; b) a coleta de doações serão realizadas por funcionários equipados com máscaras e luvas, e seguindo as normas de higiene; c) os doadores, se preferirem, podem deixar as doações no lado externo de suas residências e os funcionários não precisam entrar nas casas; d) todas atividades formativas e reuniões agendadas estão suspensas por tempo indeterminado. e) para mais informações: (51) 3223.2555. 2. Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos 2.1 Centro Social de Cultura e Arte Padre Irineu Brand: a) as atividades de oficinas e serviços de convivência estão suspensas por tempo indeterminado; b) para mais informações: (51) 3372.1435 2.2 Casa Santa Clara: a) por determinação da Fasc (Fundação de Assistência Social e Cidadania), ficam suspensos por tempo indeterminado o atendimento e as atividades com idosos; b) para mais informações: (51) 3372.1435. 2.3 Casa Madre Madalena a) o atendimento a idosos está suspenso por tempo indeterminado; b) por determinação da Fasc (Fundação de Assistência Social e Cidadania), ficam suspensos por tempo indeterminado todos os serviços educativos para adolescentes; c) para mais informações: (51) 3232.0503. II. CENTRO SOCIAL PADRE PEDRO LEONARDI a) a partir de 19 de março de 2020, o atendimento do restaurante solidário está suspenso por tempo indeterminado; b) por determinação da Fasc (Fundação de Assistência Social e Cidadania), está suspenso, por tempo indeterminado, o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças e adolescentes de 6 a 14 anos e de 15 aos 17, permanecendo somente o serviço da alimentação; c) o serviço de acolhimento institucional - Casas Lares - manterá suas atividades, sem possibilidade de visitas externas; d) o atendimento de educação integral de crianças no turno inverso seguirá as orientações da SMED (Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre); e) para mais informações: (51) 3015.9966. III - OBRAS DAS CONGREGAÇÕES RELIGIOSAS E IRMANDADES CATÓLICAS As atividades de obras sociais, educativas e de saúde, coordenadas por congregações religiosas e irmandades católicas, não contempladas nessas orientações, têm sua autonomia e seguem as orientações de suas mantenedoras. Secretariado de Ação Social da Arquidiocese de Porto Alegre Arquidiocese de Porto Alegre Porto Alegre, 17 de março de 2020.

#coronavirus #açõessociais #açõesculturais #CáritasArquidiocesana