Prorrogado prazo para pesquisa da Comissão de Liturgia sobre o hinário, dirigida às paróquias

Foi prorrogado para 28 de abril o prazo para responder à pesquisa dirigida às paróquias, realizada pela Comissão Arquidiocesana de Liturgia (Setor Música Litúrgica) da Arquidiocese de Porto Alegre. Por meio de seus músicos, coordenadores, responsáveis pela liturgia, padres entre outros, o objetivo é coletar informações sobre a realidade litúrgico-musical das comunidades. Mais uma ferramenta que está auxiliando na atualização do Hinário “A Comunidade Canta” (ACC). O questionário online que está sendo enviado às paróquias é dividido em três partes: 1) Dados gerais;

2) Identificação de questões gerais da música litúrgica (organização, materiais utilizados etc);

3) Identificação do repertório litúrgico-musical já utilizado.

A Comissão solicita que todos aqueles que receberem o questionário encaminhem as respostas até o dia 28 de abril, contribuindo assim com a qualificação do conteúdo que está sendo construído. Em caso de dúvidas, os envolvidos devem entrar em contato com o Setor de Música Litúrgica pelo e-mail: musicalitpoa@gmail.com.

Hinário Arquidiocesano

Para 2020, a Comissão tem este grande desafio que é a atualização do Hinário Arquidiocesano, o Livro de Cantos ACC (A Comunidade Canta). Nos últimos anos, uma comissão regional (CNBB Sul 3), da qual participa o presbítero da Arquidiocese e Coordenador do Setor de Liturgia Regional, padre Luciano Massullo, vem coletando cantos dos diversos hinários das dioceses gaúchas e alguns nacionais, que estão em plena sintonia com a Liturgia, a fim de ter uma coletânea de cantos próprios para cada tempo litúrgico, e assim oferecer um repertório-base para as dioceses atualizarem seus hinários. E neste cenário, a Arquidiocese de Porto Alegre também inicia um processo de atualização do Livro de Cantos ACC.

A construção da atualização do Hinário Arquidiocesano está sendo feita com o envolvimento de todas as paróquias e comunidades. Para isso, inicialmente, o arcebispo Dom Jaime Spengler enviou carta ao clero comunicando todo o processo, antes do envio do atual questionário que está sendo trabalhado. "Vamos construir juntos a atualização do ACC, unindo a caminhada de nossa Arquidiocese (com sua história e com suas comunidades e paróquias) e também aquilo que nos pede a liturgia, para que nossas assembleias possam melhor celebrar o Mistério Pascal, cantando a liturgia", ressalta o coordenador da Comissão Arquidiocesana de Liturgia e Secretário do Setor de Liturgia do Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Marcelo Mito. Para a eficiência do processo, a atualização do ACC se dará em partes (seguindo os ciclos do Ano Litúrgico), em 2020 focado nos cantos do Ciclo do Natal (Tempo do Advento e Natal).

(Foto: Arquivo Pessoal)

#SetorMúsicaLitúrgica #pesquisa #paróquias #hinário