Coronavírus: Arquidiocese publica nota oficial sobre Iniciação à Vida Cristã (IVC) em tempos de pand

Dom Jaime Spengler, arcebispo metropolitano de Porto Alegre, emitiu Nota Oficial neste sábado (30) orientando sobre a Iniciação à Vida Cristã (IVC) em tempos de pandemia.

Leia a íntegra da Nota Oficial abaixo:

NOTA DA ARQUIDIOCESE DE PORTO ALEGRE

SOBRE A INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ (IVC)

A vida é dom e compromisso!

Sobre assuntos relacionados à Iniciação à Vida Cristã (IVC), em tempos de pandemia, orientamos:

1. Batismo: seja celebrado somente em caso de urgência ou por insistência dos pais. Cabe ao pároco discernir e, com bom senso, tomar a decisão que não cause estranheza na comunidade e nem esteja em desacordo com as normas de prevenção à Covid-19. Dispensa-se a formação presencial de pais e padrinhos e a apresentação das crianças na Igreja até o final de setembro. É possível que pais e padrinhos sejam preparados para ao Batismo via on-line, onde for conveniente.

2. Primeira Comunhão Eucarística e Crisma: por enquanto não está prevista a retomada dos encontros de catequese. A catequese on-line não substitui a preparação catecumenal que exige a participação da e na comunidade. Iniciativas de formação on-line, contudo, podem ser promovidas quando conveniente, pois servem para sustentar a fé. Quando houver condições de reunir os catequizandos, será feita nova comunicação e proposto novo calendário.

3. Primeira Comunhão Eucarística e a Crisma em 2020: as datas agendadas estão canceladas, e novo calendário será proposto oportunamente, incluindo os ritos e celebrações previstas para a IVC.

4. Adultos: a catequese, enquanto formação na fé, pode ser retomada via on-line, onde for conveniente. Os ritos, celebrações e sacramentos com adultos, entretanto, não ocorrerão nesse período, e serão realizados segundo um novo calendário a ser comunicado futuramente. Outra possibilidade é suspender, por enquanto, essa formação.

5. Formação Discipular: as comunidades poderão realizar encontros on-line. Ritos e celebrações serão realizados de acordo com novo calendário a ser disponibilizado.

6. Catequese em casa: crianças e suas famílias podem acessar o roteiro de encontros “Jesus Cristo em Casa” (www.jesuscristoemcasa.com.br) para realizar uma catequese sobre a História de Jesus Cristo narrada às crianças. Esta proposta não substitui a catequese paroquial, mas subsidia a formação cristã das crianças e famílias em tempos de distanciamento social.

Dom Jaime Spengler Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre

Porto Alegre, 30 de maio de 2020