Coronavírus: Arquidiocese publica nota oficial sobre Iniciação à Vida Cristã (IVC) em tempos de pand


Dom Jaime Spengler, arcebispo metropolitano de Porto Alegre, emitiu Nota Oficial neste sábado (30) orientando sobre a Iniciação à Vida Cristã (IVC) em tempos de pandemia.

Leia a íntegra da Nota Oficial abaixo:

NOTA DA ARQUIDIOCESE DE PORTO ALEGRE

SOBRE A INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ (IVC)

A vida é dom e compromisso!

Sobre assuntos relacionados à Iniciação à Vida Cristã (IVC), em tempos de pandemia, orientamos:

1. Batismo: seja celebrado somente em caso de urgência ou por insistência dos pais. Cabe ao pároco discernir e, com bom senso, tomar a decisão que não cause estranheza na comunidade e nem esteja em desacordo com as normas de prevenção à Covid-19. Dispensa-se a formação presencial de pais e padrinhos e a apresentação das crianças na Igreja até o final de setembro. É possível que pais e padrinhos sejam preparados para ao Batismo via on-line, onde for conveniente.

2. Primeira Comunhão Eucarística e Crisma: por enquanto não está prevista a retomada dos encontros de catequese. A catequese on-line não substitui a preparação catecumenal que exige a participação da e na comunidade. Iniciativas de formação on-line, contudo, podem ser promovidas quando conveniente, pois servem para sustentar a fé. Quando houver condições de reunir os catequizandos, será feita nova comunicação e proposto novo calendário.

3. Primeira Comunhão Eucarística e a Crisma em 2020: as datas agendadas estão canceladas, e novo calendário será proposto oportunamente, incluindo os ritos e celebrações previstas para a IVC.

4. Adultos: a catequese, enquanto formação na fé, pode ser retomada via on-line, onde for conveniente. Os ritos, celebrações e sacramentos com adultos, entretanto, não ocorrerão nesse período, e serão realizados segundo um novo calendário a ser comunicado futuramente. Outra possibilidade é suspender, por enquanto, essa formação.

5. Formação Discipular: as comunidades poderão realizar encontros on-line. Ritos e celebrações serão realizados de acordo com novo calendário a ser disponibilizado.

6. Catequese em casa: crianças e suas famílias podem acessar o roteiro de encontros “Jesus Cristo em Casa” (www.jesuscristoemcasa.com.br) para realizar uma catequese sobre a História de Jesus Cristo narrada às crianças. Esta proposta não substitui a catequese paroquial, mas subsidia a formação cristã das crianças e famílias em tempos de distanciamento social.

Dom Jaime Spengler Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre

Porto Alegre, 30 de maio de 2020


Cúria Metropolitana

Rua Espírito Santo, 95

Bairro Centro Histórico 

CEP 90010-370 | Porto Alegre | RS

       51 3228.6199

Residência Episcopal

Vigário geral

Chancelaria

Arcebispado

Arquivo histórico

Batistério

Tutela de menores

Ascom

Tribunal Eclesiástico

ACESSE TAMBÉM

Centro Administrativo

Av. Sertório, 305

Bairro Navegantes
CEP 91.020-001 | Porto Alegre | RS

51 3083.7800

Administrativo

Departamento Pessoal

Jurídico

Financeiro

Contabilidade

Fraterno Auxílio

Patrimônio

T.I.

Obras

Servus

O Dia do Senhor

Loja Centro de Pastoral

© 2020 por ASCOM para Arquidiocese de Porto Alegre