Bênção dos pãezinhos levados pelos fiéis e "pedágio solidário": novidades da Festa de Santo Antônio

12.06.2020

Em tempos de pandemia, causada pelo novo coronavírus (COVID-19), as paróquias da Arquidiocese de Porto Alegre inovaram nas celebrações da tradicional Festa de Santo Antônio neste sábado (13). Para evitar o aumento do contágio da doença, além da restrição do número de pessoas e cuidados sanitários nas celebrações públicas, todas as missas serão transmitidas pelo Facebook das paróquias. O destaque do final de semana será o jubileu de ouro da paróquia Santo Antônio de Alvorada. A comemoração dos 50 anos será com bênção dos carros no sábado e missa festiva, no domingo. Na igreja Santo Antônio do Partenon, em Porto Alegre, a conhecida entrega dos pãezinhos do padroeiro será substituída pela bênção do alimento levado pelos devotos dentro do carro. Também será no carro que será servido o almoço no domingo (14). Os ingressos foram adquiridos até o dia 10/6. Na paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, em Cachoeirinha, haverá um “pedágio solidário”, com recebimento doação de alimentos com bênção do padroeiro aos fiéis em seus carros. Veja a programação completa:

• Santo Antônio do Partenon - Porto Alegre/RS

Dia 13 de junho - 8h30 Missa transmitida pela Rádio Aliança e pelo Facebook da paróquia - 9h30 Visita de Santo Antônio no bairro e bênção das casas - 14h30 Bênção dos carros em frente à igreja e entrega da medalha de Santo Antônio abençoada Bênção dos pães levados pelos fiéis. O velário não estará aberto. 14 de junho - 10h  Missa com transmissão pelo Facebook da paróquia. - 11h às 14h Almoço drive-thru, com retirada da comida na porta do salão com quentinhas. Vendas aconteceram até 10 de junho. Ação especial Os devotos de Santo Antônio puderam enviar cópias de fotos para fixar nos bancos da igreja para serem abençoados no dia da festa.

• Paróquia Santo Antônio - Alvorada

Jubileu de ouro - Festa dos 50 anos da paróquia Dia 13 de junho Bênção dos carros das 10h às 12h e das 16h às 18h30 em frente à igreja. Os carros devem estar sinalizados com balões, camiseta da pastoral, fitas, bandeirinhas. Missa às 19h com pregação do Pe. Rogério Ferraz. Bênçãos das famílias, dos objetos e da saúde, pelo canal de Facebook da paróquia. Dia 14 de junho Missa festiva pelos 50 anos À tarde, às 15h, live dos 50 anos da paróquia Santo Antônio de Alvorada, pelo canal do Facebook da paróquia.

• Paróquia Santo Antônio Pão dos Pobres - Porto Alegre

A Trezena de Santo Antônio (13 dias de celebrações) foi concluída nesta sexta-feira (12) Missas no dia 13 de junho: 10h - Dom Dadeus Grings, arcebispo emérito 15h - Dom Jaime Spengler, arcebispo metropolitano 19h - Pe. Romeo Maldaner Presenciais e ao vivo, pelo Facebook da paróquia.

• Nossa Senhora da Boa Viagem - Cachoeirinha

13 de junho 10h às 17h - Entrega do pãozinho de Santo Antônio, pedágio Solidário e bênção dos carros Missa às 18h com transmissão pelo Facebook da paróquia

• Paróquia Santo Antônio - Canoas

13 de junho Durante o dia igreja aberta e distribuição pãezinhos.  Missa às 18h 14 de junho Missa às 9h. Logo após a missa, procissão motorizada pelas ruas do bairro com bênção às famílias. Pede-se que as famílias preparem as frentes de suas casas com algum símbolos religiosos e de devoção. Será transmitido pelas redes sociais e Facebook da paróquia

• Paróquia Santa Bárbara - Arroio dos Ratos

Foi realizada a Trezena de Santo Antônio desde o dia 31 de maio com missas todos os dias. 13 de junho Entrega dos pãezinhos de Santo Antônio e bênção dos devotos em frente à casa paroquial, das 9h às 17h. Missa em honra à Santo Antônio, às 18h, somente com transmissão pelo Facebook. Todas celebrações transmitidas pela página da paróquia no Facebook.

• Paróquia Santa Luzia - Canoas

Entrega de pãezinhos em todas as missas. Facebook da paróquia: https://www.facebook.com/pg/Par%C3%B3quia-Santa-Luzia-Canoas-1655761601342411