Catedral recebe Ordenação Presbiteral nesta sexta (20)

A Catedral Metropolitana recebe nesta sexta-feira (20), às 20h, a Ordenação Presbiteral do diácono Neimar da Rosa. A primeira Missa será celebrada em Palmeira das Missões, na Igreja Matriz Santo Antônio, no dia 22, às 10h da manhã. "Nestes dias que antecedem a ordenação, peço que reforcem suas orações pelas vocações, especialmente por este momento, que não é só meu, mas da Igreja, do sonho de Deus para comigo. Sei que sozinho não é possível caminhar!", pede o diácono Neimar.

Neimar dedicou-se, mais recentemente, à comunidade de Nova Santa Rita. A celebração desta sexta (20) está aberta ao público, que deverá seguir todas as medidas de prevenção à disseminação do novo coronavírus. Assista a Live com o diácono Neimar da Rosa, realizada na tarde de quinta-feira, 19, tratando da sua caminhada, vocação e expectativas para a ordenação clicando neste link aqui.

Caminhada

Nascido em Palmeira das Missões, no dia 31 de março de 1979, Neimar foi batizado no dia 2 de junho de 1979. O filho de Tamarino e Vera Lúcia e irmão de Dilamar, desde criança participava com a família na capela Nossa Senhora Aparecida, bairro Vista Alegre, Paróquia Santo Antônio. Foi coroinha de 1987 a 1994 e Catequista de 1995 a 1997. Neimar participou com seu violão de grupos de cantos, na Matriz Santo Antônio, de 1997 a 2004 e, entre os anos de 1997 e 2004, atuou ativamente na Pastoral da Juventude, na diocese de Frederico Westphalen e no regional Sul 3. Em 2005, ingressou no seminário dos Oblatos de São Francisco de Sales e residiu em Passo Fundo e Viamão (Paróquia Santa Isabel). Em 2008, pediu desligamento da congregação e retornou para Palmeira das Missões, onde atuou na liturgia, como ministro extraordinário da Comunhão, Catequese e Conselho de Pastoral, da comunidade de origem. Em 2011, Neimar foi morar com seu irmão Dilamar em Gravataí. Após um tempo de discernimento e participando das missas na Catedral Metropolitana, aceitou o convite para participar dos encontros Kairós da Arquidiocese de Porto Alegre, ingressando no Curso Propedêutico, no Seminário São José de Gravataí, em 2012. No ano de 2013 foi admitido no Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição de Viamão. Concluiu os estudos de Filosofia (2014) e de Teologia (2018). A Ordenação Diaconal foi realizada em 8 de dezembro de 2019, na igreja Cristo Rei, em Charqueadas. Neimar dedicou-se às pastorais das paróquias Mãe de Deus, Catedral (2012); São Luiz Gonzaga, Jardim Botânico (2013); São João Vianney e Exéquias, Cemitério Saint Hilaire, Viamão (2014); Senhor Bom Jesus, Porto Alegre (2015-2016); Equipe Kairós (2017). Também realizou estágio, residindo na Paróquia Santa Cecília, em Porto Alegre (2018), ano pastoral na Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, Charqueadas (2019), e o Ministério Diaconal, na Paróquia Santa Rita, em Nova Santa Rita (2020).