Colabore: recursos para serviços sociais virão da guirlanda de Natal

Neste ano, em função do isolamento social, necessário para o enfrentamento da pandemia da COVID-19, as tradicionais 6 coletas da Igreja não serão realizadas. Os valores são destinados aos serviços sociais da Igreja e, com a impossibilidade das arrecadações, muitos projetos que atendem famílias, missões, entre outros, sofrem com a falta de recursos. Para isso, o “Subsídio de Natal 2020 - Reconstruir a Esperança”, produzido pelo Regional Sul 3 da CNBB, será um meio de arrecadar verba para esses fins.

Como ajudar

Em todo o Estado, os fiéis estão sendo chamados a adquirir o subsídio na secretarias de suas paróquias. Ele é composto por 1 livro (R$ 2,00) e 1 guirlanda (R$ 5,00). O preço da guirlanda será distribuído da seguinte forma:

. Um real ficará para a paróquia;

. Um real será destinado à diocese;

. Um real cobrirá os custos e ajudará na manutenção anual do Regional Sul 3.

. Dois reais serão destinados para formar um fundo que será destinado às coletas

“Precisamos de um esforço intenso de todos. Na imagem do subsídio 2020 temos a imagem de Nossa Senhora com o menino Jesus. Uma súplica pela humanidade nestes tempos de flagelo”, explica Dom Leomar Antônio Brustolin, bispo auxiliar de Porto Alegre e membro da Comissão que prepara os subsídios de Natal e Páscoa para o Regional Sul 3 da CNBB.

Coletas anuais da Igreja Católica

Ao todo, são 6 coletas, de setembro a dezembro, que não puderam e não poderão ser realizadas:

1- Coleta da Solidariedade, da Campanha da Fraternidade, no Domingo de Ramos - 5 de abril;

2- Coleta de Moçambique - 31 de maio (realizada em Pentecostes desde 1994);

3- Coleta para os Lugares Santos - 13 de setembro (manutenção de missionários, paróquias, escolas etc);

4- Coleta Óbolo de São Pedro - 4 de outubro (a mais antiga da Igreja), destinada às obras de caridade do Papa;

5- Coleta Missões e Santa Infância - 18 de outubro;

6- Coleta da Evangelização - 21 e 22 de novembro (Tempo do Advento).

Na Arquidiocese de Porto Alegre, além destas, são realizadas 2 coletas especiais: Igreja Irmã-Xingu e Vocações Sacerdotais.