Curso qualifica conselheiros de políticas públicas

A Doutrina Social da Igreja ensina que na democracia, a sociedade deve acompanhar e controlar as administrações públicas, para que os recursos sejam investidos preferencialmente em programas de desenvolvimento social que ajudem a atender às necessidades dos pobres e garantir o bem-estar de todos. No Brasil, a Constituição Federal criou o Estado Democrático de Direito. Os conselhos de Políticas públicas são instrumentos para que a sociedade participe das definições sobre os investimentos do Estado.


Para que essa perspectiva de Estado democrático se concretize, a participação da sociedade é fundamental. A Igreja no Brasil, por meio do documento 105 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) insiste na necessidade de preparar pessoas e lideranças das comunidades para o exercício da missão de conselheiros públicos, que tenham coragem, compromisso e competência para contribuir na gestão pública e na construção de uma sociedade justa, solidária e democrática.


A Dimensão de Justiça, Caridade e Paz da Arquidiocese de Porto Alegre, em parceria com a Cáritas Arquidiocesana, o Grupo Fé e Cidadania e a Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana (ESTEF) promovem de 26 de novembro de 2020 a 11 de fevereiro de 2021 o "Curso de Conselheiros de Políticas Públicas". Serão 11 quintas-feiras à noite, com encontros de duas horas online, na plataforma zoom.


As inscrições estão abertas no site www.caritasportoalegre.org. O curso gratuito será uma oportunidade de formação de lideranças das comunidades cristãs para o exercício da política e aprofundamento da dimensão solidária de fé cristã.

Cúria Metropolitana

Rua Espírito Santo, 95

Bairro Centro Histórico 

CEP 90010-370 | Porto Alegre | RS

       51 3228.6199

Residência Episcopal

Vigário geral

Chancelaria

Arcebispado

Arquivo histórico

Batistério

Tutela de menores

Ascom

Tribunal Eclesiástico

ACESSE TAMBÉM

Centro Administrativo

Av. Sertório, 305

Bairro Navegantes
CEP 91.020-001 | Porto Alegre | RS

51 3083.7800

Administrativo

Departamento Pessoal

Jurídico

Financeiro

Contabilidade

Fraterno Auxílio

Patrimônio

T.I.

Obras

Servus

O Dia do Senhor

Loja Centro de Pastoral

© 2020 por ASCOM para Arquidiocese de Porto Alegre