Finados: confira a agenda dos bispos

Na próxima segunda-feira (2), os católicos prestam homenagens aos seus falecidos. Apesar deste momento de enfrentamento à pandemia do coronavírus, algumas celebrações ocorrerão na Arquidiocese de Porto Alegre, seguindo as devidas orientações de segurança. Confira abaixo algumas missas, presididas pelos bispos neste feriado:

- Dom Jaime Spengler - Arcebispo Metropolitano, às 10h, Missa Cemitério São Miguel e Almas, Porto Alegre.

- Dom Aparecido Donizeti de Souza - Bispo Auxiliar, às 11h, Missa Cemitério Jardim da Paz, Porto Alegre.

- Dom Leomar Antônio Brustolin - Bispo Auxiliar, às 9h, Missa Crematório Metropolitano, Porto Alegre. Papa Francisco

As medidas de segurança ditadas pela pandemia marcam também as próximas celebrações presididas pelo Papa Francisco. Na segunda-feira 2 de novembro, dia em que a Igreja recorda os fiéis defuntos, o Pontífice – lê-se numa declaração da Sala de Imprensa Vaticana - irá não muito longe da Casa Santa Marta, ao Campo Santo Teutônico. Ali às 16h (hora de Roma) celebrará a Missa de forma estritamente privada, sem a participação dos fiéis. Na conclusão, irá se deter em oração no cemitério, depois irá às Grutas Vaticanas para prestar homenagem aos Pontífices falecidos.

Na quinta-feira, 5 de novembro, às 11 horas (hora de Roma) no Altar da Cátedra na Basílica do Vaticano, Francisco celebrará a Missa em sufrágio dos cardeais e bispos que faleceram durante o ano. Para esta última celebração e para as celebrações dos próximos meses, o Papa celebrará com uma participação muito limitada de fiéis, de acordo com as modalidades utilizadas nos últimos meses, e no pleno respeito das medidas de proteção previstas, exceto no caso de variações devidas a uma alteração da situação sanitária.

(Fonte: Vatican News)