Hinário Litúrgico: Arquidiocese lança novo livro de cantos

“Cantar é próprio de quem ama.”

(Santo Agostinho)

Para honrar e manter viva a tradição da música litúrgica, a Arquidiocese de Porto Alegre está lançando neste mês de outubro o seu novo Hinário Litúrgico, uma seleção de cantos para serem usados em todas as paróquias e comunidades. O novo livro de cantos, que deve chegar em todas as igrejas até o final deste mês, estará dividido em fascículos correspondentes aos tempos litúrgicos, o que facilitará o manuseio e a conservação do material.

“Este trabalho vem ao encontro de todos que zelam pela nobreza, beleza e simplicidade das celebrações litúrgicas”, destaca Dom Jaime Spengler, arcebispo metropolitano, no texto de Apresentação do primeiro volume.

O fascículo referente aos tempos do Advento e Natal contém 127 cantos, e o seu conteúdo está dividido em Orações Eucarísticas, cantos para as Parte Fixas da Missa e cantos específicos para o Advento (Abertura, Apresentação das Oferendas, Comunhão, outros cantos para o Advento), Natal (Abertura, Apresentação das oferendas e Comunhão), Solenidades do Ciclo do Natal (Abertura, Apresentação das oferendas e Comunhão) e outros cantos para o Tempo do Natal.

“O novo Hinário é resultado de muito trabalho da Comissão de Liturgia e Setor de Música. Composto de cantos tradicionais e novos, a escolha de seu conteúdo foi feita com bastante rigor e baseada na escuta das comunidades”, explica o padre Gustavo Alves Batista, referencial arquidiocesano para a Comissão de Liturgia.

"O resultado é um conjunto de cantos que nos ajudará a cantar ainda melhor a Liturgia, selecionados a partir de dois parâmetros gerais: o primeiro leva em consideração quatro critérios fundamentais, litúrgico, teológico, estético e pastoral; e o segundo, que o canto expresse a liturgia do domingo, por isso sempre foram levadas em consideração as antífonas de entrada e comunhão, bem como as leituras do dia”.

Para Dom Jaime Spengler, arcebispo metropolitano, esta atualização visa a corresponder sempre mais e melhor àquilo que celebramos na liturgia e o tempo no qual nos encontramos.

“A liturgia é viva. Comunidade que se reúne para celebrar a Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor é uma comunidade viva. O canto litúrgico expressa a vida da comunidade; ele reflete a identidade da comunidade. Oxalá nossas liturgias se tornem sempre mais vivas, onde todos possam cantar os louvores do Senhor!”

Humberto Gonçalves Teixeira, que coordenou o projeto junto com o padre Gustavo, também destaca o frescor que a liturgia deve sempre buscar. Para ele, “a Liturgia é viva e o Espírito Santo nos impulsiona e nos ajuda a compreender a cada tempo”.

“A conclusão desse primeiro fascículo do Hinário Litúrgico é um passo importante e necessário nessa caminhada do canto litúrgico de nossa Arquidiocese. Seguimos juntos, como Igreja de Porto Alegre, dando respostas à renovação litúrgica proposta pelo Concílio Vaticano II ao longo dos anos”.

Além da versão impressa, da qual o intuito é facilitar ao máximo o ministério de músicos e cantores, o novo Hinário disponibilizará no site da Arquidiocese, em breve, partituras, cifras e a gravação do conteúdo dos cantos. O processo de coleta de material para os próximos ciclos litúrgicos (o próximo será o Ciclo da Páscoa) já iniciou.

Como ter acesso ao novo Hinário Litúrgico?

As paróquias estão recebendo exemplares ao longo desta semana para uso de suas equipes de Liturgia e Música, e a Loja Centro de Pastoral (Av. Sertório, 305) está comercializando cada unidade a R$ 3,00.

Arcebispo Metropolitano

Dom Jaime Spengler

Referencial Arquidiocesano | Comissão de Liturgia

Coordenador Arquidiocesano | Comissão de Liturgia