IVC inova e lança vídeos com recursos de acessibilidade

A catequese batismal da Arquidiocese de Porto Alegre prepara-se para ser ainda mais inclusiva. A partir de agora, a formação de pais e padrinhos para o sacramento do Batismo contará, pela primeira vez, com vídeos que possuem recursos completos de acessibilidade: audiodescrição para as pessoas com deficiência visual, e Língua Brasileira de Sinais (Libras) e legenda especial para as pessoas com deficiência auditiva.

"Estes são recursos pedagógicos indispensáveis para uma catequese batismal inclusiva", destaca Dom Leomar Brustolin, bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Teologia da PUCRS.

Os vídeos farão parte do material que acompanhará os catequistas nas visitas de preparação aos pais e padrinhos nas casas ou mesmo nos encontros personalizados nas paróquias. Além deles, o subsídio de Orientações para o Batismo e o "Cartãozinho" da Família também foram revisados e atualizados.

"Infelizmente, o número de pessoas com deficiências auditiva ou visual aumenta no Brasil, inclusive por causa do envelhecimento da população. Queremos ampliar o número de pessoas que terão acesso à mensagem do Evangelho e ao significado do rito batismal para seus filhos e afilhados", afirma Irmã Maria Aparecida, coordenadora da IVC.

O primeiro audiovisual destaca o querigma (primeiro anúncio da fé), onde se acentua o amor de Deus pela humanidade; e o segundo, explica o que é o batismo e seu significado para a vida pessoal, comunitária e social. No vídeo sobre o sacramento, Dom Jaime Spengler, arcebispo metropolitano, saúda pais e padrinhos e apresenta a dimensão da Igreja local. Dom Leomar Brustolin, bispo auxiliar e referencial para a IVC, acentua a fundamentação, simbologia e importância do batismo na vida família e da comunidade.

"Diante dos novos desafios, a comunidade eclesial missionária precisa ser protagonista no uso adequado das novas tecnologias para anunciar o querigma aos pais e padrinhos e garantir a acessibilidade às pessoas com deficiência. Assim, se garante a acolhida, o anúncio e sentido de pertencimento", conclui a Irmã Maria Aparecida.

Ao todo, o projeto contempla dois audiovisuais (querigma e sacramento do Batismo) com quatro versões para cada um (legenda, legenda especial para pessoas com deficiência, audiodescrição e Libras), que podem ser acessados neste link: https://bit.ly/35Kt2NK

>> Assista ao vídeo Querigma (legenda surdos e ensurdecidos)

Ficha técnica:

Realização: Comissão de Iniciação à Vida Cristã (IVC) da Arquidiocese de Porto Alegre

Produção e coordenação: Juliano Rigatti – Uzina.co

Edição: André Celia

Libras: Juliana de O. Pokorski

Audiodescrição e legendas especiais para surdos e ensurdecidos: Virgínia Menezes, Mariana Keller e Flávio Carpes