Mês Vocacional: acesse o roteiro para a comunidade

O Mês Vocacional, instituído no Brasil há quase 40 anos, vem celebrando e homenageando todas as vocações no decorrer do mês de agosto. Em cada uma das semanas do mês todos são convidados a voltar as atenções para um grupo específico de vocações. Foi justamente pensando em formas de celebrar de forma concreta o Mês Vocacional e oferecer apoio aos animadores vocacionais que a Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) elaborou o subsídio “Amados e chamados por Deus”. O subsídio preparado pela comissão foi disponibilizado no formato e-book (acesso neste link) e, além de poder ser adquirido no site das Edições CNBB, está disponibilizando o conteúdo no formato Word (download neste link) pelo Serviço de Animação Vocacional (SAV), do Regional Sul 3 da CNBB, com a devida autorização das Edições CNBB. “O objetivo é possibilitar que o mês vocacional seja bem celebrado em todas as comunidades eclesiais e em todos os possíveis ambientes. O subsídio pode ser um grande apoio, despertando outras ações de acordo com inspiração e criatividade”, reforça o padre Eduardo Kologeski, da Arquidiocese de Porto Alegre e que integra a coordenação do SAV. Cronograma Na primeira semana de agosto deste ano, do dias 2 a 8, serão recordadas as vocações dos diáconos, presbíteros e bispos (ministérios ordenados). Na segunda semana, de 9 a 15, é a vez de lembrar da vocação do pai, mãe e dos filhos (a família). Neste caso, em específico, a Pastoral Familiar celebra a Semana Nacional da Família, com subsídios próprios. Na terceira semana do mês de agosto, de 16 a 22, é lembrada a vocação das pessoas de vida consagrada (aqueles que fazem os votos de Castidade, Pobreza e Obediência). A Semana Nacional da Vida Consagrada, a partir deste ano, é uma novidade no mês vocacional. A quarta semana, de 23 a 29, a vocação dos cristãos leigos e leigas e seus diversos serviços na comunidade (ministérios não ordenados) é lembrada. E, no último domingo, dia 30, é celebrado o Dia dos Catequistas, homenageando e valorizando essa vocação tão importante nas comunidades.

No subsídio, há três propostas de terço vocacional, que poderão ser recitados em família ou em grupo, e três opções de “eventos” ou iniciativas que poderão ser organizados na comunidade: um encontro vocacional para despertar vocações; uma vigília vocacional; e uma leitura orante vocacional. Poderão ser realizados envolvendo, preferencialmente, os jovens.

As propostas, segundo a apresentação do documento, poderão ser utilizadas de acordo com as realidades e necessidades, sem uma ordem sequencial obrigatória. Para a abertura do mês vocacional no dia 1º, um sábado, há a celebração da Vigília Vocacional, por exemplo. E, na conclusão do mês, no dia 31, uma segunda-feira, o Terço Vocacional com os Mistérios da Luz. O subsídio traz a Mensagem do Papa para o 57º Dia Mundial de Oração pelas Vocações.

Por este link é possível baixar, em PDF, o cartaz do Mês Vocacional 2020.