Nomeado o novo Núncio Apostólico para o Brasil

O Papa Francisco nomeou, no final de agosto, o novo núncio apostólico para o Brasil. Trata-se de dom Giambattista Diquattro, arcebispo titular de Giromonte, até agora núncio apostólico na Índia e Nepal.

Trajetória e histórico

Giambattista Diquattro nasceu em Bolonha, Emília-Romanha, Itália, em 18 de março de 1954. É arcebispo, diplomata, teólogo e canonista. Foi ordenado sacerdote em 1981. Recebeu seu mestrado em Direito Civil na Universidade de Catânia, e doutorado em Direito Canônico na  Pontifícia Universidade Lateranense em Roma e mestrado em Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma.

Entrou para o Serviço Diplomático da Santa Sé em 1º de maio de 1985, e serviu em missões diplomáticas nas representações pontifícias na República Centro-Africana, República Democrática do Congo e Chade, nas Nações Unidas em Nova York, e mais tarde na Secretaria de Estado do Vaticano, e na Nunciatura Apostólica na Itália.

O Papa João Paulo II o nomeou núncio apostólico no Panamá em 2 de abril de 2005. Bento XVI o nomeou núncio apostólico na Bolívia em 21 de novembro de 2008 e em 21 de janeiro de 2017, o Papa Francisco o nomeou Núncio Apostólico na Índia e no Nepal.


(Texto: CNBB / Foto: Vatican Media)


Abaixo, a mensagem de saudação da CNBB ao novo núncio:

SAUDAÇÃO AO NOVO NÚNCIO APOSTÓLICO NO BRASIL

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil saúda com alegria S. Excia. D. Giambattista Diquattro, nomeado hoje pelo Papa Francisco para a missão de Núncio Apostólico no Brasil. Desde já, acolhe-o com alegria e unidade. na certeza de que será um ministério fecundo para o bem de toda a Igreja especialmente a Igreja no Brasil

Reitera o agradecimento a D. Giovanni d’Aniello, nomeado para a nunciatura na Federação Russa, por sua dedicação e seu trabalho fiel no período em que serviu no Brasil.

Manifesta sua gratidão e unidade ao Papa Francisco pelo carinhoso zelo com toda a Igreja, não deixando-se de fazer ainda mais presente em cada país através dos núncios apostólicos.

Brasília-DF, 29 de agosto de 2020

Memória do Martírio de S. João Batista

Walmor Oliveira de Azevedo Arcebispo de Belo Horizonte, MG Presidente

Jaime Spengler Arcebispo de Porto Alegre, RS 1º Vice-Presidente

Mário Antônio da Silva Bispo de Roraima, RR 2º Vice-Presidente

Joel Portella Amado Bispo auxiliar do Rio de Janeiro, RJ Secretário-Geral

Cúria Metropolitana

Rua Espírito Santo, 95

Bairro Centro Histórico 

CEP 90010-370 | Porto Alegre | RS

       51 3228.6199

Residência Episcopal

Vigário geral

Chancelaria

Arcebispado

Arquivo histórico

Batistério

Tutela de menores

Ascom

Tribunal Eclesiástico

ACESSE TAMBÉM

Centro Administrativo

Av. Sertório, 305

Bairro Navegantes
CEP 91.020-001 | Porto Alegre | RS

51 3083.7800

Administrativo

Departamento Pessoal

Jurídico

Financeiro

Contabilidade

Fraterno Auxílio

Patrimônio

T.I.

Obras

Servus

O Dia do Senhor

Loja Centro de Pastoral

© 2020 por ASCOM para Arquidiocese de Porto Alegre