Notícias falsas: saiba como agir com responsabilidade

"A verdade vos tornará livres” (Jo 8, 32) - Fake news e jornalismo de paz foi o tema da mensagem do Papa Francisco para o 52° Dia Mundial das Comunicações Sociais, em 2018. Desde lá, o pontífice vem alertando para as ciladas de desinformação, criadas de forma tendenciosa a fim de enganar e manipular as pessoas, com uso crescente inclusive na atual pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

"A confusão produzida pela mentira favorece o autoritarismo e atrapalha a capacidade pessoal de discernimento. Cooperar para desvelar a mentira é um ato de misericórdia", afirma Dom Jaime Spengler, arcebispo metropolitano, em um dos vídeos desta semana da série "Olhar da Fé" (todas as edições estão disponíveis nesta playlist do canal da Arquidiocese no Youtube).

Todos nós recebemos diariamente vários links de notícias e saber diferenciar as notícias falsas daquelas com informações verificadas é fundamental. Neste momento, ter responsabilidade em nossas atitudes de verificação da veracidade daquilo que postamos ou compartilhamos também é uma forma de proteger a saúde e a vida de todos.

Para subsidiar uma atitude positiva diante das Fake News, a Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Porto Alegre criou uma série de indicações que ajudarão a impedir a disseminação das notícias falsas. Ao longo dos próximos dias, estas dicas serão publicadas no Facebook da Arquidiocese. Colabore curtindo e compartilhando. Veja a indicação de hoje neste link.

Obs.: Se você já quiser compartilhar as imagens a partir de agora, basta acessar este link, salvar as imagens em seu computador ou celular, e enviar aos seus contatos ou postar em suas redes sociais.