"Os catequistas merecem o prêmio eterno", homenageia Dom Leomar

Menos de duas semanas do início da modalidade de Catequese em Casa, a Comissão da Iniciação à Vida Cristã (IVC) já recebeu novos depoimentos de catequistas e famílias sobre como tem sido a nova experiência.

"Estamos entusiasmados com a evolução! O maior objetivo da coordenação e dos catequistas não é preparar para os Sacramentos apenas, mas formar discípulos de Jesus Cristo em comunidade eclesial missionária."

Irmã Maria Aparecida, coordenadora da IVC.

Bispo referencial da IVC na Arquidioce de Porto Alegre, Dom Leomar faz o seu reconhecimento ao esforço de cada catequista neste momento:

"Os catequistas são incansáveis evangelizadoras. Merecem o prêmio eterno.”

Veja os depoimentos e as fotos:

“Estamos a todo o vapor! A Catequese em Casa foi acolhida pelos catequistas e pelas famílias. Estamos com 219 catequizandos. Estou muito feliz com a acolhida das famílias, todos os catequizandos que estavam inscritos aceitaram a proposta. Deus seja louvado.”

Catequista Jéssica

Paróquia São José da Fortaleza, Cerro Grande do Sul

Ainda em Cerro Grande do Sul, a catequista Zeli viaja 7 km de moto para entregar o material e orientar a catequese de casa em casa.

“Estamos na terceira semana da Catequese em Casa, temos 1 turma por etapa, totalizando 144 catequizandos. Todas as catequeses são online, durante a semana, às 20h. Estamos indo bem, todos muito contentes e empenhados, participativos e retornando as atividades.”

Catequista Eroneide

Paróquia Nossa Senhora Medianeira - Eldorado do Sul

"As catequistas estão amando a experiência e as famílias também, pois participam desse momento que acaba proporcionando a oração à luz da Palavra.”

Clarice - Coordenadora da IVC no Vicariato de Guaíba

"Já iniciados à Catequese em Casa, as crianças e famílias têm realizado os encontros, repassam as atividades, revisamos, e damos o retorno. Ainda fazemos um encontro para nos conhecermos. Ao todo, são 32 crianças. Ainda temos encontros quinzenais entre catequistas e catequizandos, e nas terças e sábados, às 10h. Movidas pelo amor a Jesus Cristo, e na Fé em Deus estamos felizes."

Catequista Jaqueline Magalhaes

Paróquia São João Batista - Porto Alegre

A Paróquia São Vicente Mártir também retomou as atividades da catequese de forma online, com Primeira Eucaristia, Crisma e Catequese de Adultos, organizada pelos catequistas responsáveis de cada grupo e nos horários convenientes. No dia 5 de setembro, foi entregue o manual de Iniciação à Vida Cristã para as famílias e a Bíblia, num gesto simbólico das fontes para a educação e aprofundamento da fé cristã. O casal coordenador do IVC, Suzana e Raul Cattani, disseram que com as atividades em casa,  crianças e adolescentes serão acompanhadas pelos pais para o momento de diálogo. “Tivemos uma excelente adesão dos pais para  a modalidade não presencial”. Pe. Jaime salienta que poucos pais preferiram aguardar a atividade presencial em 2021. “Respeitamos aos pais que preferiram optar em aguardar o próximo ano, pois eles têm razões familiares importantes”. Se alguma família ainda não está organizada para a atividade deve contatar com a Secretaria paroquial pelo telefone: 3268 1509. Paróquia São Vicente Mártir - Porto Alegre

Outra paróquias que também estão entusiasmadas com a nova Catequese em Casa:

• Paróquia Nossa Senhora de Caravaggio - Canoas

• Paróquia São Pedro e Comunidade Santo Ivo - Sapucaia do Sul

• Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Canoas

• Paróquia Imaculado Coração de Maria - Esteio

• Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Guajuviras - Canoas

• Paróquia Santo Hilário - Gravataí

• Paróquia São Luiz Gonzaga - Canoas

• Paróquia São Vicente Mártir - Porto Alegre

Participe!

Sua comunidade quer compartilhar fotos e depoimentos sobre a Catequese em Casa?

Envie para o e-mail ascom@arquipoa.com

Navegue pelas galerias e veja as belas fotos dos testemunhos: