Pandemia altera a tradicional programação de Corpus Christi; veja como será a celebração na Arquidio

Devido ao momento de enfrentamento mundial da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), a solenidade de Corpus Christi precisará adaptar-se para que as paróquias possam cumprir com as determinações dos órgãos e autoridades municipais e de saúde, em todo o território da Arquidiocese de Porto Alegre. Por meio das redes sociais é possível acompanhar a programação de cada paróquia, em cada um dos 29 municípios que correspondem aos 4 vicariatos. No dia 29 de maio, o arcebispo metropolitano Dom Jaime Spengler emitiu nota sobre as orientações da Arquidiocese para a Solenidade de Corpus Christi. Entre as orientações, a nota cita a importância do sinal de unidade arquidiocesana com a realização de todas as missas, às 9h, observação de todas as orientações sanitárias já prescritas anteriormente, quanto ao número máximo de fiéis, distanciamento social e higienização, e que seja dada atenção especial aos espaços dedicados à saúde (Unidade Básica de Saúde, hospitais, clínicas) para as tradicionais bênçãos.

Abaixo, apresentamos parte desta programação dos dias 10 e 11 de junho. Também a agenda dos bispos para essa quinta-feira. Confira:

Vicariato de Canoas

Paróquia Nossa Senhora das Graças (Canoas)

Celebração da Santa Missa, às 9h. Após a celebração, breve adoração e uma bênção do pátio da paróquia. Não haverá procissão, devido à previsão de chuva. A celebração será transmitida pelas redes sociais no Facebook da paróquia.

Paróquia São Luiz Gonzaga (Canoas)

Santa Missa, às 9h, presidida por Dom Leomar Antônio Brustolin. Em seguida, saída com o Santíssimo Sacramento, em um veículo, passando por algumas ruas da área da paróquia.

Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Canoas)

Celebração da Santa Missa, às 10h e às 15h. A partir das 16h30 procissão de carros, com saída em frente à Igreja São José, no bairro São José.

Igreja São Pio X (Canoas)

Celebração da Santa Missa, às 9h, e bênção de carro com o Santíssimo.

Paróquia Nossa Senhora do Caravaggio (Canoas)

Celebração da Santa Missa, presencial com agendamento, às 9h. Após, se não houver chuva, bênção dos carros em frente ao portão da igreja. Os fiéis deverão permanecer dentro dos veículos para a bênção.

Paróquia Santa Luzia (Canoas)

Celebração da Santa Missa, às 9h e às 19h. Não haverá procissão.

Santuário São Cristóvão (Canoas) Celebração da Santa Missa, às 9h, adoração e benção pelas ruas do Bairro Igara. Transmissão pelo Facebook do santuário e campanha de doações de cobertores para moradores de rua de Canoas.

Paróquia São Paulo Apóstolo (Canoas)

Celebração Santa Missa, às 9h. O padre Jorge Inácio Lermen também celebrará missa no Colégio La Salle, às 18h. Transmissão pelo Facebook da paróquia.

Paróquia Imaculada (Canoas) Celebração da Santa Missa, às 9h, com transmissão no Facebook da paróquia. Após a missa, bênção com o Santíssimo pelas ruas do bairro, com carro aberto (caso não houver chuva). Durante todo o dia, "Campanha do Quilo".

Paróquia Nossa Senhora do Rosário (Canoas) Missa fechada, às 15h e às 16h, com transmissão pelo Facebook da paróquia. Exposição do Santíssimo das 9h às 15h. Carreata com o Santíssimo com arrecadação de alimentos.

Paróquia Santo Antônio (Canoas) Celebração da Santa Missa, às 19h30, com a bênção do Santíssimo e adoração e procissão. Procissão motorizada pelas ruas do bairro, às 9h, com transmissão pelo Facebook da paróquia. Realização de ações solidárias para distribuição de alimentos e agasalhos aos necessitados.

Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Sapucaia)

Celebração da Santa Missa, às 9h15, para participar somente com agendamento prévio pelo telefone (51) 99271-2023. Transmissão pelo Facebook da paróquia. Após a missa procissão motorizada. A paróquia promoverá na ocasião campanha para arrecadação de agasalhos e cobertores. Paróquia Imaculado Coração de Maria (Esteio)

Celebração da Santa Missa, na quinta-feira (11), às 17h seguida de adoração e bênção no pátio da igreja, com arrecadação de alimentos. Às 20h, adoração com transmissão pelo Facebook da paróquia. Paróquia Santo Inácio de Loyola (Esteio) Celebração da Santa Missa, às 9h30, com transmissão no Facebook da paróquia.

Vicariato de Gravataí

Paróquia Santo Hilário (Gravataí) Celebração Santa Missa, às 9h, com transmissão pelo Facebook da paróquia. Procissão motorizada pelas ruas do bairro, com início às 10h.

A Paróquia Santa Ana (Gravataí)

Celebração da Santa Missa, no dia 11, às 9h e às 16h, com transmissão pelo Facebook.

Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Gravataí) Celebração da Santa Missa, às 9h e às 19h, sem transmissão pela internet. Bênção do Santíssimo, após a comunhão, e "Drive Thru Solidário", das 9h às 16h, no pátio da igreja.

Paróquia Boa Viagem (Cachoeirinha)

Santa Missa, às 10h

Paróquia Perpétuo Socorro (Cachoeirinha)

Santa Missa, às 15h

Comunidade São João Batista - Jardim Betânia (Cachoeirinha)

Santa Missa, 8h30

Paróquia Divino Espírito Santo (Cachoeirinha)

Santa Missa, 10h

Paróquia Santa Clara - Granja Esperança (Cachoeirinha)

Santa Missa, dia 11, 15h

Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Viamão)

Celebração da Santa Missa, às 9h e às 16h. Ao fim da missa, benção do Santíssimo. Não haverá procissão. Para participar é precisa se inscrever na Secretaria (presencial ou pelo telefone: 3485-1515). Os lugares são limitados (30 pessoas por missa) e as vagas serão preenchidas por ordem de reserva. Exigido uso de máscara. Transmissão online da missa, às 9h, pela Rádio Santa Isabel Viamão (RSI) e Facebook da paróquia.

Paróquia São Vicente Pai dos Pobres (Gravataí) Celebração da Santa Missa, às 9h30 e às 19h, sem transmissão pela internet. Momento para confissões. Procissão motorizada com o Santíssimo Sacramento, a partir das 15h, pelas avenidas limítrofes da paróquia, com arrecadação de alimentos pelo setor caridade paroquial.

Vicariato de Guaíba

Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes (Arambaré) Santa Missa, às 9h, transmitida via Facebook da paróquia. Após a missa, bênção com o Santíssimo pela cidade (se não chover). Arrecadação de alimentos, produtos de limpeza, higiene pessoal e roupas para auxiliar as famílias necessitadas.

Paróquia Nossa Senhora da Paz (Guaíba)

Programação de Véspera de Corpus Christi, nesta quarta-feira (10) e no dia 11, Santa Missa, procissão e bênção do Santíssimo Sacramento.

Paróquia Nossa Senhora do Livramento (Guaíba) Santa Missa às 9h, presidida por Dom Adilson Pedro Busin (com transmissão pelo Facebook da paróquia), e às 15h. O Santíssimo percorrerá as ruas em carro aberto após a missa das 9h. Para participar das celebrações na igreja é preciso se inscrever pelo telefone: 3480-1465.

Paróquia Santa Bárbara (Arroio dos Ratos) Celebração da Santa Missa, com Oração de Vésperas na Quarta-Feira (10), às 18h, e a Santa Missa na Quinta-Feira (11), às 9h, seguida de procissão pelas ruas abençoando o Hospital e Postos de Saúde e as casas das Ministras Extraordinárias da Sagrada Comunhão, além da bênção da cidade. Paróquias Santa Rita de Cássia e Nossa Senhora de Fátima (Arroio dos Ratos) Além das missas e carreata para bênção (caso não haja chuva), pela manhã, também farão campanhas de arrecadação de alimentos e de agasalhos, no período da tarde.

Paroquia Nossa Senhora Aparecida (Minas do Leão) Celebração da Santa Missa, às 9h.

Vicariato de Porto Alegre

Catedral Metropolitana

Santa Missa de Corpus Christi, nesta quarta (10), 18h30 e na quinta (11) 8h30, Santa Missa com o arcebispo metropolitano, Dom Jaime Spengler, e às 10h e 18h30.

Paróquia Nossa Senhora de Lourdes Celebração da Santa Missa, às 8h, às 10h (com transmissão pelo Facebook da paróquia) e às 11h. Necessário realizar inscrição para participar presencialmente das celebrações.

Paróquia São Cristóvão Celebração da Santa Missa para 30 fiéis (contando padre e equipe), às 9h. Live pelo Facebook da paróquia e site. Procissão pelas ruas do bairro com o Santíssimo, sobre uma camionete, dando a bênção para a paróquia, bairros e cidade. Santuário Santa Rita de Cássia Celebração da Santa Missa, com transmissão pelo Facebook e YouTube, às 10h e às 17h.

Paróquia São Miguel Arcanjo Celebração da Santa Missa, às 9h, e após a missa tempo de adoração ao Santíssimo.

Igreja Nossa Senhora dos Navegantes

Celebração da Santa Missa, às 9h e adoração até o meio-dia.

Paróquia São Geraldo Celebração da Santa Missa, às 9h e às 18h30, com Bênção do Santíssimo no interior da igreja.

Paróquia Menino Jesus de Praga

Celebração Santa Missa, às 9h, sem transmissão pela internet. Bênçãos de carro pela Avenida Juca Batista e campanha de arrecadação de alimentos e cobertores.

Paróquia Nossa Senhora do Rosário Celebração da Santa Missa, às 10h, bênção na igreja e "Campanha do Quilo".

Paróquia São João Batista Celebração da Santa Missa e bênção, às 10h (com transmissão pelo Facebook da paróquia).

Agenda dos bispos:

Dom Jaime Spengler: missa às 8h30 na Catedral Metropolitana de Porto Alegre.

Dom Leomar Antônio Brustolin: missa às 9h, na Paróquia São Luiz Gonzaga, em Canoas.

Dom Adilson Pedro Busin: missa às 9h, na Paróquia Nossa Senhora do Livramento, em Guaíba.

Cúria Metropolitana

Rua Espírito Santo, 95

Bairro Centro Histórico 

CEP 90010-370 | Porto Alegre | RS

       51 3228.6199

Residência Episcopal

Vigário geral

Chancelaria

Arcebispado

Arquivo histórico

Batistério

Tutela de menores

Ascom

Tribunal Eclesiástico

ACESSE TAMBÉM

Centro Administrativo

Av. Sertório, 305

Bairro Navegantes
CEP 91.020-001 | Porto Alegre | RS

51 3083.7800

Administrativo

Departamento Pessoal

Jurídico

Financeiro

Contabilidade

Fraterno Auxílio

Patrimônio

T.I.

Obras

Servus

O Dia do Senhor

Loja Centro de Pastoral

© 2020 por ASCOM para Arquidiocese de Porto Alegre