Semana Estadual do Migrante inicia com ação na Pompéia

Esta semana até o dia 26, sexta-feira, estamos vivendo a Semana Estadual do Migrante. Na Igreja Nossa Senhora da Pompéia, em Porto Alegre, uma ação de ajuda à pessoas em situação de migração já ocorre há décadas, desde 1958. Semanalmente, a igreja faz a distribuição de roupas às segundas-feiras, das 8h30 às 16h, e às quartas e sextas-feiras distribuição de cestas básicas, a partir das 14h. Na segunda semana do mês de junho, quarta e sexta-feira, respectivamente, foram atendidos 176 pessoas e distribuídas 127 cestas. No Estado do RS a Semana do Migrante acontece oficialmente de 19 a 26 de junho. Para isso, a Igreja Pompéia preparou ações especiais para atender a todos. No dia 22, segunda-feira, a distribuição de roupas foi realizada durante todo o dia, das 8h30 às 18h. No dia 26, o atendimento será a partir das 14h, especialmente realizando diálogo com os migrantes para entender a realidade de cada indivíduo e no dia 27 visita a bairros da Zona Norte com grande concentração de migrantes: Sarandi, Santa Rosa e Rubem Berta. O padre da Pompéia, Anderson Hammes, salienta que as instituições que quiserem contribuir podem dirigir-se direto a paróquia (Rua Barros Cassal, 220 - Porto Alegre) para ajudar na distribuição. “Não precisamos de doações de itens, mas de recursos humanos para ajudarem na organização da ação durante estes dias. E estamos seguindo todas as recomendações de proteção no combate do coronavírus, mantendo todos em segurança”, explica o padre. No Rio Grande do Sul, dados de 2019 da Polícia Federal, 105 mil pessoas viviam no Estado oriundas de outros países, sendo de 96 nacionalidades diferentes. Só na capital gaúcha eram 38 mil em 2019. (Fotos: Igreja Pompéia)