Pascom do RS promove Mutirão da Comunicação

"É necessário verificar, continuamente, que as formas atuais de comunicação nos orientem efetivamente para o encontro generoso, a busca sincera da verdade íntegra, o serviço, a aproximação dos últimos e o compromisso de construir o bem comum."


O chamado à uma comunicação à serviço da vida é reiterado pelo Papa Francisco na recente Encíclica Fratteli Tutti (205). Atualmente, vivemos a cada dia as angústias da pandemia do Covid-19, que desde março assola o Brasil e o mundo e, com ela, os desafios de manter nossa comunicação anunciadora de vida e esperança.


Na Igreja do Brasil, de modo especial, uma das coisas que percebemos com muita evidência neste tempo foi a importância da Pastoral da Comunicação – PASCOM em nossas comunidades, paróquias, dioceses, regionais e em âmbito nacional.


Motivada por esta necessidade de encontrar caminhos para seguir comunicando a Boa Nova de Deus, a Pascom do Regional Sul 3 da CNBB, assume há cinco anos a realização do Mutirão da Comunicação Regional. O encontro oferece formação aos agentes das 18 arqui/dioceses do Rio Grande do Sul e mantém viva a animação e a motivação para uma comunicação a serviço do Evangelho.


Neste ano em que (re)aprendemos a nos encontrar no online e que nossas relações foram potencializadas com o auxílio da tecnologia, a pastoral apresenta a proposta do 5º Muticom, através de um roteiro de formação e celebração, acessível e pensado especialmente para os comunicadores e comunicadoras de todo o Estado. A Coordenadora Regional da Pascom, Greice Pozzatto, explica que o objetivo é “motivar a Igreja para uma reflexão sobre a natureza e a importância da comunicação para a vida da comunidade, nas relações entre seus membros, nos processos de evangelização e no diálogo com a sociedade, especialmente no momento em que estamos vivendo hoje, onde se faz necessária esta proximidade da igreja e comunidade”.


Iniciando dia 29 de outubro, o Muticom se estende até dia 26 de novembro, com lives semanais sempre às quintas-feiras, às 20h30min, conforme o cronograma abaixo:


29/10: Pascom – caminhos e perspectivas para o pós-pandemia, com Marcus Tullius (Coordenador da Pascom Brasil).

05/11: Estratégia e conteúdo para ter resultado nas mídias sociais católicas, com Fabiano Fachini (Rede Século 21 de comunicação).

12/11: Eixo de articulação – A Pascom na vida paroquial e diocesana, com Cacilda Medeiros (Arquidiocese de Natal/RN).

19/11: Postura e oralidade em público, com Manoel Jesus (Arquidiocese de Pelotas/RS).

26/11: Celebração em Ação de Graças pelos Comunicadores, com Dom Carlos Rômulo (Referencial para a Comunicação no Regional Sul 3).


O evento, com seus cinco encontros, será aberto para agentes da Pastoral da Comunicação de todas as arqui/dioceses, bem como pessoas que trabalham com comunicação, profissionais da área e demais interessados. As lives acontecerão sempre pelas Páginas no Facebook da CNBB Sul 3 e da Pascom RS.


(Texto: CNBB Sul 3)

Cúria Metropolitana

Rua Espírito Santo, 95

Bairro Centro Histórico 

CEP 90010-370 | Porto Alegre | RS

       51 3228.6199

Residência Episcopal

Vigário geral

Chancelaria

Arcebispado

Arquivo histórico

Batistério

Tutela de menores

Ascom

Tribunal Eclesiástico

ACESSE TAMBÉM

Centro Administrativo

Av. Sertório, 305

Bairro Navegantes
CEP 91.020-001 | Porto Alegre | RS

51 3083.7800

Administrativo

Departamento Pessoal

Jurídico

Financeiro

Contabilidade

Fraterno Auxílio

Patrimônio

T.I.

Obras

Servus

O Dia do Senhor

Loja Centro de Pastoral

© 2020 por ASCOM para Arquidiocese de Porto Alegre