Pastoral Carcerária RS oferece vídeos formativos

A Pastoral Carcerária do Regional Sul 3 oferece a série de vídeos formativos "Compreender a Pastoral Carcerária". A proposta, nascida a partir da impossibilidade da realização de encontros físicos por causa da pandemia do Covid-19, integra as prioridades 1 e 2 do Pilar da Palavra, dentro do programa de formação da Pastoral Carcerária para 2020. O Pe. Edson Thomassin, coordenador estadual da Pastoral Carcerária, explica que a iniciativa nasceu com a “intenção de oferecer através do material audiovisual os conteúdos de formação já existentes nos subsídios da Pastoral Carcerária, tentando dar um rosto à pastoral no Estado e deixando disponível para o aprofundamento pessoal e também para momentos de formação coletiva”. O primeiro vídeo foi lançado no dia 2 de outubro, data que retoma o Massacre do Carandiru (1992). Na ocasião, a Pastoral promoveu também uma celebração em memória das vítimas, presidida por Dom Liro Meurer, no Facebook. Os vídeos são pubicados todas as sextas-feiras e podem ser acessados nas fanpages da Pastoral Carcerária e da CNBB Sul 3, além do Canal do YouTube da CNBB Sul 3.

O 1º vídeo – O que é a Pastoral Carcerária

No 1º episódio, lançado no dia 2, o padre Eduardo Luís Haas, da diocese de Montenegro e vice-coordenador da pastoral estadual, apresenta três elementos importantes para a compreensão da pastoral carcerária como um todo: o que é a pastoral carcerária; quais são suas características; e quais são seus objetivos.

Alicerçado na Palavra de Deus, na Constituição Federal e no subsídio Formação para agentes da Pastoral Carcerária, padre Eduardo nos convida a aprofundarmos nosso comprometimento com a desafiadora e bela missão de ser presença de Cristo nos cárceres.

(Texto: Comunicação CNBB Sul 3)

Confira abaixo o primeiro vídeo: