Romaria das Capelinhas: terá celebrações online

A maior festa religiosa de Guaíba e da região mudou de formato, mas não diminuiu o entusiasmo, a alegria e a motivação de fé. A 26ª Romaria das Capelinhas de Nossa Senhora será realizada no próximo sábado (24) com uma programação diferenciada, a fim de atender às determinações das autoridades públicas e de saúde. Na perspectiva apontada pelo tema “Nossa missão é acolher e proteger a vida”, o evento vai respeitar todos os protocolos de cuidados com as pessoas.

Neste ano não haverá procissões e a caminhada noturna para evitar aglomeração e respeitar o isolamento social. No dia 23 de outubro será realizada a segunda Novena de preparação ao evento (a primeira foi no dia 15), às 19h30, através do Facebook da Romaria das Capelinhas. No sábado (24), a programação inicia às 7h30, com a transmissão ao vivo, no Facebook da Romaria e da Rádio Aliança FM 106.3, do programa “Chimarreando com Deus”, direto da Paróquia Nossa Senhora do Livramento. A atividade contará com a presença dos comunicadores Paullo Costa, Adoli e Tomaz Basso e do grupo Imaculada Conceição.

Às 10h30, haverá a Missa da Romaria na Paróquia Nossa Senhora do Livramento, presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Jaime Spengler, concelebrada por Dom Adilson Pedro Busin e os sacerdotes do Vicariato de Guaíba. Esta atividade também será transmitida ao vivo pela Rádio Aliança FM 106.3 e pelo Facebook Romaria das Capelinhas. A programação segue no sábado à tarde. Às 14h, inicia a procissão motorizada, partindo da Igreja Nossa Senhora da Paz, da Igreja da Vila São Francisco e da Igreja Santa Rita de Cássia (Cohab), percorrendo as ruas da cidade, culminando com a bênção dos carros e dos Romeiros em frente ao Parque da Juventude.

A coordenadora da Romaria, Ir. Nilva Dal Bello, afirmou que a pandemia obrigou a Igreja a alterar o formato do evento para proteger a vida das pessoas e evitar a contaminação pelo coronavírus. “Mas, vamos realizar toda a programação com o cuidado necessário, oportunizando que as pessoas participem online da programação religiosa e, as que puderem, da carreata levando seus familiares nos veículos, com intuito de mostrar para a sociedade que o distanciamento social não apagou a luz da fé, a força da esperança e o desejo de retomada da normalidade”.

Ela acrescentou que a fé e a motivação são fatores decisivos para enfrentar a pandemia. “A romaria quer estimular a todos para o respeito ao distanciamento, para que vidas não sejam perdidas e a religiosidade seja vivida plenamente”.