Saiba como foi a Missa Especial aos professores

Os professores, que tiveram de transformar seu ofício durante a pandemia, participaram, no dia 15 de outubro, de uma Celebração Eucarística sintonizada com o tempo que vivemos: presencial, com transmissão por internet e rádio e também em formato drive-in (de dentro dos carros).


A Missa dos Professores, celebrada por Dom Leomar Brustolin, bispo auxiliar de Porto Alegre, foi realizada no Santuário Nossa Senhora de Fátima, no bairro Rubem Berta, em Porto Alegre, ao lado de uma unidade da Rede de Escolas São Franciso. No interior do templo, permaneceram os representantes das escolas públicas e privadas, sacerdotes convidados e equipe de liturgia, respeitando o protocolo de distanciamento.

Além da transmissão pelas rádios Aliança de Fraternidade e pelas redes sociais da Rede São Francisco (reveja a missa aqui), um grande número de educadores participou da celebração eucarística de dentro de seus veículos, no estacionamento do Santuário, que estava equipado com telões.


Na procissão de entrada, os representantes das escolas conduziram bandeiras de suas instituições que foram colocadas junto do altar.


Em sua homilia, Dom Leomar homenageou os educadores que, durante a pandemia, superaram com dedicação e criatividade as muitas limitações, e seguiram cumprindo sua missão mesmo que, muitas vezes, houvesse absoluta escassez de recursos. Também fez referência ao relançamento do Pacto Global pela Educação e o chamado do Papa Francisco para que haja uma atuação compartilhada, solidária e urgente a favor de uma educação que inclua e promova uma mudança de mentalidade.


O formato drive-in, inédito em missas na Capital, acrescentou ao momento uma forma peculiar de interação: se dentro do Santuário houve momentos de aplauso, do lado de fora a manifestação aconteceu por meio das buzinas dos veículos. Quem estava no estacionamento também pode receber a Comunhão.


Ao final, as bandeiras foram abençoadas. (Texto: Grace Becker / Pascom Arquidiocesana. Fotos: Rodrigo Vasques / Rede de Escolas São Francisco)




Cúria Metropolitana

Rua Espírito Santo, 95

Bairro Centro Histórico 

CEP 90010-370 | Porto Alegre | RS

       51 3228.6199

Residência Episcopal

Vigário geral

Chancelaria

Arcebispado

Arquivo histórico

Batistério

Tutela de menores

Ascom

Tribunal Eclesiástico

ACESSE TAMBÉM

Centro Administrativo

Av. Sertório, 305

Bairro Navegantes
CEP 91.020-001 | Porto Alegre | RS

51 3083.7800

Administrativo

Departamento Pessoal

Jurídico

Financeiro

Contabilidade

Fraterno Auxílio

Patrimônio

T.I.

Obras

Servus

O Dia do Senhor

Loja Centro de Pastoral

© 2020 por ASCOM para Arquidiocese de Porto Alegre