Seminário Maior celebra Rito de Instituição dos Ministérios de Leitor e Acólito

No dia 13 de setembro, o Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição realizou Celebração Eucarística presidida pelo arcebispo Metropolitano Dom Jaime Spengler, com o Rito de Instituição dos Ministérios de Leitor e Acólito. Ao longo dos estudos teológicos são conferidos aos seminaristas os ministérios de leitor e acólito, para que possam exercê-los e dispor-se melhor aos futuros serviços da Palavra e do Altar.


Após uma intensa semana de preparação e oração o dia esperado chegou. A comunidade dos seminaristas, formadores e colaboradores(as) se alegraram com a caminhada vocacional de cada um dos seminaristas, sua generosa e corajosa resposta ao chamado do Senhor. A presença dos familiares foi restrita, mas a alegria do dia, o passo dado na configuração a Cristo encheu de gratidão o coração de todos.


Etapa da Configuração

A Igreja instituiu, desde tempos antigos, alguns ministérios, com o fim de render a Deus o devido culto e de prestar serviços ao povo de Deus, segundo as suas necessidades. Neste intuito, os ministérios da Palavra e do Altar, que são denominadas Leitorado e Acolitado, são conferidos ao 2º e 3º Ano da Configuração, respectivamente. Os candidatos ao Diaconado e ao Presbiterado devem receber os ministérios de Leitor e de Acólito, que são conferidos pelo bispo. Com o desafio de deixar-se transformar pela palavra de Deus e numa mais profunda aproximação do mistério de Cristo que se doa e está presente na Eucaristia, na assembleia e no irmão.

Ministério do Leitor


Na caminhada de configuração do seminarista a Cristo, Pastor e Servo, para que possa unir-se a Ele e fazer de sua vida um dom de si aos outros é indispensável um mergulho na contemplação da Pessoa de Jesus Cristo. Os Ministérios tem um sentido especial, pois preparam o coração e também a vida dos candidatos ao ministério ordenado e, aproximam progressivamente a Cristo assumindo na vida de discípulo os próprios sentimentos e comportamentos do Filho de Deus. É um ministério dentro da configuração a Cristo, assumindo a vida de discípulo que é animado pela escuta e vivência da Palavra de Deus, isto é, ser dócil à ação do Espírito Santo para o serviço à Igreja. O ministério de leitor mostra a importância da Palavra de Deus, e o sentido que ela tem para a vida da Igreja. No rito de instituição desse ministério, o bispo entrega a cada candidato a Sagrada Escritura e diz: "Recebe este livro da Sagrada Escritura e transmite com fidelidade a Palavra de Deus, para que ela frutifique cada vez mais no coração das pessoas".

Ainda exorta o Pontifical Romano: “Como Leitores que proclamam a Palavra de Deus, ides prestar uma grande ajuda nesta missão. Para isso recebereis no povo de Deus um ofício particular, e sereis designados para servir a fé, que tem a sua raiz na Palavra de Deus. Haveis de ler a Palavra de Deus na assembleia litúrgica, educareis na fé as crianças e os adultos, prepará-los-eis para receberem dignamente os Sacramentos, e anunciareis a Boa Nova da salvação aos homens que ainda a não conhecem. Deste modo, e com a vossa ajuda, os homens poderão chegar ao conhecimento de Deus Pai e de seu Filho Jesus Cristo, por Ele enviado, e conseguir a vida eterna. Quando anunciardes aos outros a Palavra de Deus, recebei-a vós também em docilidade ao Espírito Santo, meditai-a atentamente, para adquirirdes cada vez mais o suave e vivo amor da Sagrada Escritura, e com a vossa vida, revelai o Salvador, Nosso Senhor Jesus Cristo”.

Receberam o Ministério do Leitorado os seminaristas do 2º ano da Etapa da Configuração (Teologia), Artur Rossi Gugel, Bruno Ricardo Ávila Ferreira e Charles Sebastian.

Ministério do Acólito

No rito de instituição desse ministério, o bispo, entrega e exorta assim cada acólito: “Recebe este vaso com o pão (ou: com o vinho) para a celebração da Eucaristia, e vive de tal modo que possas servir dignamente a mesa do Senhor e da Igreja”. Ainda exorta o Pontifical Romano: “Escolhidos para o ministério dos Acólitos, vós participareis de modo muito particular no ministério da Igreja. A Igreja tem o vértice e a fonte da sua vida na Eucaristia, e é pela Eucaristia que o povo de Deus se edifica e cresce. A vós se confia o ministério de ajudardes os presbíteros e os diáconos no desempenho das suas funções, e de distribuirdes aos fiéis, incluindo os doentes, como ministros extraordinários, a sagrada Comunhão. Destinados de modo particular a este ministério, procurai viver cada vez mais do sacrifício do Senhor e conformar-vos com ele cada vez mais perfeitamente; esforçai-vos por apreender o sentido íntimo e espiritual daquilo que realizais, e oferecei-vos todos os dias a Deus como vítimas espirituais que Lhe são agradáveis por Jesus Cristo. Ao realizar o vosso ministério, muito vos ajudará lembrar-vos que, participando de um só pão com os vossos irmãos, formais com eles um só corpo. Por isso, amai sinceramente o Corpo Místico de Cristo, ou seja, o Povo de Deus, sobretudo os fracos e os doentes, e vivei segundo o mandamento que o Senhor deu aos seus Apóstolos na última Ceia: 'Amai-vos uns aos outros, como Eu vos amei'". Receberam o Ministério de Acólito os seminaristas do 3º ano da etapa da Configuração (Teologia) – Darlan Schwaab, Lucas de Lacerda e Rodrigo Rubi. Gratidão "Rezemos pelas vocações e pelos que foram instituídos como leitores e acólitos, para que possam viver de coração o ministério da Palavra de Deus e do sacrifício do Senhor conformando o Coração com Ele cada vez mais. Nossa gratidão ao arcebispo, ao Povo de Deus que reza, olha com carinho e esperança para os futuros padres da Arquidiocese de Porto Alegre", agradeceu o padre José Loinir Flach, Reitor do Seminário Maior.

Que a Padroeira Nossa Senhora da Conceição abençoe nossos seminaristas para que sejam fiéis e corajosos na resposta ao Senhor.


(Colaboração: padre José Loinir Flach - Fotos: Pedro Luis da Rosa Kaufm - Edição: Patricia Damaceno / Ascom)



Cúria Metropolitana

Rua Espírito Santo, 95

Bairro Centro Histórico 

CEP 90010-370 | Porto Alegre | RS

       51 3228.6199

Residência Episcopal

Vigário geral

Chancelaria

Arcebispado

Arquivo histórico

Batistério

Tutela de menores

Ascom

Tribunal Eclesiástico

ACESSE TAMBÉM

Centro Administrativo

Av. Sertório, 305

Bairro Navegantes
CEP 91.020-001 | Porto Alegre | RS

51 3083.7800

Administrativo

Departamento Pessoal

Jurídico

Financeiro

Contabilidade

Fraterno Auxílio

Patrimônio

T.I.

Obras

Servus

O Dia do Senhor

Loja Centro de Pastoral

© 2020 por ASCOM para Arquidiocese de Porto Alegre