Serviço de Animação Vocacional do Regional Sul 3 realiza reunião online

Na tarde do dia 1º, a coordenação do Serviço de Animação Vocacional (SAV) do Rio Grande do Sul, liderada pelo padre Gabriel Zucki Bagatini, da Diocese de Montenegro, esteve reunida pela primeira vez com os coordenadores da Animação Vocacional das Dioceses do Estado. O objetivo do encontro foi conhecer a realidade de cada região, com a partilha dos trabalhos realizados nestes tempos de pandemia e isolamento social.

A coordenação do SAV também compartilhou o subsídio produzido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para o mês vocacional. O material traz propostas de encontros vocacionais, terços, leitura orante e vigília vocacional, com destaque para a I Semana da Vida Consagrada, que será realizada de 16 a 22 de agosto. O conteúdo será disponibilizado por meio de um e-book.

Ao grupo também foi apresentado o subsídio do Regional Sul 3 para o trabalho com as equipes vocacionais paroquiais, que vem sendo finalizado pela coordenação do SAV e, em breve, será publicado. A equipe avaliou o momento como significativo para que o Serviço de Animação Vocacional do Rio Grande do Sul caminhe cada vez mais unido. “Nesses tempos de isolamento social, mesmo que online, tem-se mantido os esforços para que não se disperse o sentido da promoção vocacional”, contou o padre Eduardo Kologeski, que coordena a Promoção Vocacional da Arquidiocese de Porto Alegre (Kairós), junto do padre Kauê Antonioli Pires, que também participou do encontro virtual.

Subsídio Nacional O Mês Vocacional, instituído no Brasil há quase 40 anos, vem celebrando e homenageando todas as vocações no decorrer das semanas de agosto. Em cada uma das semanas deste mês, de domingo a sábado, todos são convidados a voltar as atenções para um grupo específico de vocações. Neste ano, na primeira semana, de 2 a 8 de agosto, será recordada as vocações dos diáconos, presbíteros e bispos (ministérios ordenados). Na segunda semana, de 9 a 15, é a vez de lembrar da vocação do pai, mãe e dos filhos (a família). Neste caso, em específico, a Pastoral Familiar celebra a Semana Nacional da Família, com subsídios específicos.

Na terceira semana do mês de agosto, de 16 a 22, é lembrada a vocação das pessoas de vida consagrada (aqueles que fazem os votos de Castidade, Pobreza e Obediência). A Semana Nacional da Vida Consagrada, a partir deste ano, é uma novidade no mês vocacional.

A quarta semana, de 23 a 29, a vocação dos cristãos leigos e leigas e seus diversos serviços na comunidade (ministérios não ordenados) é lembrada. E, no último domingo, dia 30, é celebrado o Dia dos Catequistas, homenageando e valorizando essa vocação tão importante nas comunidades.

Foi justamente pensando em formas de celebrar de forma concreta o mês vocacional e oferecer apoio aos animadores vocacionais que a Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) elaborou o subsídio “Amados e chamados por Deus”.

“Que todos possam adquirir esse subsídio e utilizá-lo nas bases, com todos os membros das equipes vocacionais”, afirma o assessor da Comissão, padre Juarez Albino Destro.

No subsídio, que está disponível no site da Editora da CNBB, há três propostas de terço vocacional, que poderão ser recitados em família ou em grupo, e três opções de “eventos” ou iniciativas que poderão ser organizados na comunidade: um encontro vocacional para despertar vocações; uma vigília vocacional; e uma leitura orante vocacional. Poderão ser realizados envolvendo – preferencialmente – os jovens.

As propostas, segundo a apresentação do documento, poderão ser utilizadas de acordo com as realidades e necessidades, sem uma ordem sequencial obrigatória. Para a abertura do mês vocacional no dia 1º, um sábado, há a celebração da Vigília Vocacional, por exemplo. E, na conclusão do mês, no dia 31, uma segunda-feira, o Terço Vocacional com os Mistérios da Luz.

Padre Juarez explica, ainda, que o subsídio trouxe a Mensagem do Papa para o 57º Dia Mundial de Oração pelas Vocações. “Este ano ele resgatou quatro palavras vocacionais: gratidão, louvor, coragem, tribulação. São palavras bastante interessantes de serem aprofundadas para as reflexões durante esse mês de agosto e durante o ano inteiro”, salienta.

“Desejamos que os animadores vocacionais possam celebrar o mês vocacional com muita alegria e disposição, abusando da criatividade e contagiando as comunidades eclesiais para que se sintam vocacionadas e dispostas a dizer sim ao chamado de Deus, de ser operário e operária na messe do Senhor”, finaliza a Comissão na carta de apresentação do documento.

(Fonte: CNBB e Contribuições: padre Eduardo Kologeski e Ir. Maristela Ganassini)