Procissão dos Motociclistas não será realizada em 2020

A tradicional Procissão dos Motociclistas, realizada em Porto Alegre anualmente no dia 12 de outubro, em honra à Nossa Senhora Aparecida, não acontecerá este ano devido à pandemia do novo coronavírus. Essa seria a 46ª edição. “Além da devoção, a procissão sempre buscou valorizar a vida. Cancelar o evento é uma forma de conscientização”, esclarece o padre Vanderlei Bock, pároco da igreja Santa Cecília e que tem sido responsável pela bênçãos aos motoqueiros.

Valorização dos motoboys

Mesmo sem a celebração, padre Vanderlei deseja que o trabalho dos motoboys nesta pandemia seja reconhecido. "Eles estão sempre conosco nas procissões, e este ano estão enfrentando com ainda mais coragem o dia a dia da sua profissão". A procissão da padroeira do Brasil reúne milhares de pessoas, e em 2019, mais de 20 mil motociclistas.

O Dia de Nossa Senhora Aparecida foi oficialmente instituído em 1980, mas ela foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Oficial em julho de 1930, por decreto do Papa Pio XI.

(Foto: Mayara Costa)