SERVIÇO SOCIAL

O setor de Serviço Social foi criado na Arquidiocese de Porto Alegre em 2009 com o objetivo de orientar, monitorar e acompanhar as paróquias no reordenamento e ressignificação das ações em conformidade com a Política Nacional de Assistência Social (PNAS) e a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais (Resolução 109/2009). Mensalmente 3.479 pessoas em situação de risco social, familiar e comunitário são atendidas visando a contribuir com a garantia de direitos e a promoção humana.

O Serviço Social da Arquidiocese de Porto Alegre organiza e desenvolve as ações da assistência social em dois tipos de proteção: proteção social básica destinada à população em situação de vulnerabilidade social e proteção social especial de alta complexidade destinada à população em situação de risco e que teve seus direitos violados. Na proteção básica executa o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos com idosos, crianças e adolescentes de 6 a 14 anos, adolescentes de 15 a 17 anos e adultos. Na proteção social especial de alta complexidade executa o serviço de acolhimento institucional modalidade casas lares e abrigos residenciais.

O trabalho é realizado nas paróquias e Centros Sociais . Os recursos financeiros são oriundos da elaboração de projetos e captação de recursos via editais,recursos próprios, doações de empresas e por meio de convênio com a Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC) da Prefeitura de Porto Alegre.

O setor é formado por uma equipe composta por coordenadora-geral, coordenador de prestação de contas, coordenador de Recursos Humanos do Serviço de Acolhimento Institucional, cinco assistentes sociais, uma psicóloga e três estagiárias de Serviço Social.

A Mitra da Arquidiocese de Porto Alegre tem registro no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Municipal do Idoso (COMUI), Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescentes (FMDCA), Título de Utilidade Pública Municipal, Título de Utilidade Pública Estadual, Certificado Brasileiro de Assistência Social (Cebas) e participação nos Conselho Regionais de Assistência Social (Coras).

Contato: social@arquipoa.com | 51 3228-6199
Acesse o Facebook do Centro Social de Cultura e Artes Pe. Irineu Brand