Escoteiros e grupo de dança gaúcha do Projari realizam atividades

11.07.2016

Os escoteiros do Projari viveram neste mês um dia de exercício da cidadania. Eles participaram da comemoração do Dia do Bombeiro no quartel do Comando do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Um grupo de 40 pessoas, entre escoteiros e familiares, esteve na excursão à Capital no dia 2 de julho.

A programação contou com apresentações sobre as atividades dos bombeiros e muitas atrações que encantaram a turma como tirolesa, rapel e exercícios dirigidos. Eles também conheceram os equipamentos e técnicas de combate a incêndio, especialmente os caminhões equipados com tanque de água e escada magirus montados para a demonstração.

Segundo o chefe do Grupo de Escoteiros Santo Inácio de Loyola, Leonardo Bitencourt, a ação foi importante porque as crianças puderam conhecer a atividade e foram motivadas para uma futura atividade profissional. "Essa iniciativa contribui para a educação dos adolescentes, através de uma cadeia de valores, baseados na promessa e na lei escoteira, a fim de auxiliar na educação e construção de um mundo melhor. Queremos que eles se realizem como pessoas e desempenhem um papel construtivo na sociedade.”

No dia 6 o grupo folclórico de danças gaúchas do Projari, Tropeiros de São José, fez apresentação na Escola Estadual Moura e Cunha, no bairro Fátima. A evolução artística mostrou coreografia com criação de Alex Fernandes para a música da cantora argentina Soledad Pastourut "Brilla el Sol".

Segundo a coordenadora de dança gaúcha do Projari, Márcia Benites, o grupo tem a liberdade criativa para estilizar composições e expressões artísticas. "A escolha desta expressão musical se diferencia dos grupos de CTG que desenvolvem exclusivamente a cultura rio-grandense. Por essa razão, estamos criando uma identidade mais ampla que permite expressar os diversos ritmos que influenciam nossa cultura", explica.

A estreia da coreografia ocorreu na Festa Junina do projeto, em 25 de junho, na sede da entidade. Escolas e entidades que desejam conhecer e solicitar a apresentação podem entrar em contato com a coordenadora Márcia (51 3491-3266).

Fotos e texto: Comunicação Projari