Arquidiocese de Porto Alegre acolhe Encontro Estadual da Pastoral Afro

11.07.2016

 

Nos dias 2 e 3 de julho ocorreu, na Rede de Comunidades São José, de Gravataí, o encontro Estadual da Pastoral Afro. A atividade contou com a inscrição de 73 delegados oriundos de Porto Alegre, Bagé, Alvorada, Piratini, Lajeado, Viamão, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Paraná, Haiti, Colômbia e Guiné-Bissau. Também estiveram presentes os padres Jurandir Araújo (assessor nacional da Pastoral Afro), Dom Gílio Felício (Bispo referencial da Pastoral Afro no RS) e padre Wilfrido Mosquera (assessor estadual da Pastoral Afro). 
 

 


O tema do encontro foi “Profetismo: Construir uma sociedade Justa e Solidária” e o lema, “Chamei você para o serviço da Justiça”. Ao longo dos dois dias foram refletidas a presença e a atuação do negro dentro da Igreja, a importância do diálogo e ações inter-religiosas, o papel da Igreja junto aos imigrantes e a importância da presença da Igreja nas políticas públicas para a população negra. 

Numa bonita, alegre e colorida integração com a comunidade local, no sábado à noite foi realizada uma celebração eucarística inculturada com elementos da cultura afro-brasileira. Após a celebração ocorreu a famosa “Kizomba”, com a partilha de alimentos africanos e feijoada. 

No dia 5 de novembro, no Santuário de Nossa Senhora Aparecida (SP) ocorrerá a Romaria das Comunidades Negras do Brasil. Nesse evento os grupos da Pastoral Afro e simpatizantes de todo Brasil irão se reunir no para celebrar e festejar a caminhada. A romaria ficou sob a responsabilidade do Rio Grande do Sul e, por isso, o encontro deste mês também serviu para definir o material de divulgação da Romaria. 

No final do evento foi apresentada a nova equipe de articulação da Pastoral Afro do Estado: Letícia Carvalho e Elisângela Munhoz (coordenadoras), Ana Rodrigues e Marlene Nunes (secretárias), Lúcia Quirino e Lázaro Evangelista (tesoureiros), Wilfrido Mosquera (padre assessor). Para articular a Pastoral Afro dentro da arquidiocese de Porto Alegre foram indicadas Hélia Carvalho de Porto Alegre e Iolanda Souza de Gravataí. 

Fotos e texto: divulgação Pastoral Afro

Please reload

Cúria Metropolitana

(51) 3228.6199

Rua Espírito Santo, 95

Bairro Centro Histórico 

CEP 90010-370 | Porto Alegre | RS

Residência Episcopal

Vigário geral

Chancelaria

Arcebispado

Arquivo histórico

Batistério

Ascom

Tribunal Eclesiático

ACESSE TAMBÉM

Administrativo

Departamento Pessoal

Jurídico

Financeiro

Contabilidade

Fraterno Auxílio

Patrimônio

T.I.

Obras

Servus

O Dia do Senhor

Loja Centro de Pastoral

Centro Administrativo

(51) 3083-7800

Av. Sertório, 305

Bairro Navegantes
CEP 91.020-001 | Porto Alegre | RS

© 2019 por ASCOM para Arquidiocese de Porto Alegre