Fórum Estadual discute educação humanizadora no Rio Grande do Sul

19.07.2016

 

 

 

A Pastoral da Educação é o “conjunto dos esforços orgânicos e sistemáticos que o Povo de Deus faz para refletir e pôr em prática a mensagem evangélica e suas exigências na educação. É a presença e a ação da Igreja, proclamando e construindo o Reino de Deus e através do mundo da educação”. Com essas palavras da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Comissão Regional da Pastoral da Educação convidou professores da rede pública e privada para participar do 1° Fórum Estadual de Educação, que ocorreu segunda-feira, dia 18, na Pontifícia Universidade Católica (PUCRS), em Porto Alegre. Participaram cerca de 180 professores, representantes de 14 das 18 dioceses gaúchas. 

 

Segundo a comissão organizadora, o evento teve por objetivo abranger professores da escola estatal (municipal, estadual e federal) e privada na finalidade de fortalecer o ensino religioso e dinamizar a identidade e a missão da escola católica em cada uma das dioceses que compõem o Regional Sul 3 da CNBB.

Para tal, a programação contou a assessoria de Maurício Perondi e Márcio Amaral, do Observatório Juventudes RS da PUCRS, que debateram o tema “Os jovens pedem passagem”. Dom Leomar Brustolin, bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre e Referencial para a Comissão de Educação e Cultura do Regional Sul 3, refletiu sobre a “Educação Cristã: um projeto de humanização”. Dom Ricardo Hoepers, bispo de Rio Grande, fez uma exposição sobre a “Pastoral da Educação a partir do Documento Estudos da CNBB 110 – Pastoral da Educação: Estudos para Diretrizes Nacionais”. As dioceses de Erexim e Caxias do Sul apresentaram cases de Pastoral da Educação. Para finalizar a pauta, Dom Leomar expôs a proposta da pastoral a nível estadual e salientou a importância das ações nas dioceses, municípios e paróquias e motivou atividades em grupo por dioceses a fim de se organizarem a partir de cada realidade. 
 

“As dioceses estão aqui para organizarmos e relançarmos a Pastoral da Educação no Rio Grande do Sul. O objetivo é trabalhar a humanização da escola, buscar um humanismo integral e solidário como fala a tradição cristã. Para isso, propomos que cada diocese organize, através de seus professores, núcleos da pastoral da educação para refletir, dialogar e, especialmente, escutar os professores”, salientou Dom Leomar. 

 

De acordo com o bispo, os desafios são grandes, mas há muita esperança. “A esperança se consolida na medida em que tantos professores vindos de diversos pontos do Estado estiveram aqui neste dia”, conclui.

Texto e fotos: Judinei Vanzeto, Regional Sul 3 da CNBB

Please reload

Cúria Metropolitana

(51) 3228.6199

Rua Espírito Santo, 95

Bairro Centro Histórico 

CEP 90010-370 | Porto Alegre | RS

Residência Episcopal

Vigário geral

Chancelaria

Arcebispado

Arquivo histórico

Batistério

Ascom

Tribunal Eclesiático

ACESSE TAMBÉM

Administrativo

Departamento Pessoal

Jurídico

Financeiro

Contabilidade

Fraterno Auxílio

Patrimônio

T.I.

Obras

Servus

O Dia do Senhor

Loja Centro de Pastoral

Centro Administrativo

(51) 3083-7800

Av. Sertório, 305

Bairro Navegantes
CEP 91.020-001 | Porto Alegre | RS

© 2019 por ASCOM para Arquidiocese de Porto Alegre