Catequistas da Arquidiocese de Porto Alegre recebem formação por vicariatos

17.08.2016

Neste mês de agosto o projeto de Iniciação à Vida Cristã (IVC) iniciou uma série de formações por vicariatos com os catequistas de Eucaristia, Crisma e Adultos. As atividades foram uma solicitação dos próprios catequistas que participaram dos encontros arquidiocesanos no Instituto São Francisco, em julho deste ano, para que, em grupos menores, pudesse haver mais interatividade.

“Um dos objetivos das atividades é o alinhamento da linguagem catequética em todo o território da arquidiocese, proporcionando uma unidade que favoreça o nosso testemunho de cristãos e conduza os catequizandos no percurso da Iniciação à Vida Cristã”, explica o secretário do IVC, seminarista Fabiano Schwanck Colares.

Formação na área Leste teve a assessoria do Pe. Chico Ledur. Foto: divulgação

A formação é composta por dois encontros. No primeiro será feita uma revisão da prática catequética e um estudo da Leitura Orante aplicada ao método de inspiração catecumental. No segundo serão refletidos os fundamentos desse método e o documento 97 da CNBB, "Iniciação à Vida Cristã". Os formadores são membros da Comissão Arquidiocesana de IVC.

Os encontros começaram no Vicariato de Porto Alegre. No último sábado, dia 13, Fabiano esteve na paróquia Menino Jesus de Praga, onde se reuniram 65 catequistas e três padres de 15 paróquias da área Sul. Já a formação da área Leste ocorreu na paróquia São Jorge, com a assessoria do padre Luís Francisco Ledur e contou com a presença de 58 catequistas de 15 paróquias. As atividades em Porto Alegre já estão agendadas, conforme o cronograma abaixo. Nos demais vicariatos a programação ainda está sendo organizada.

Vicariato de Porto Alegre

- Área Sul: 15/10 na paróquia Menino Jesus de Praga

- Área Leste: 8/10 na paróquia São Jorge

- Área Oeste: 17/9 e 8/10 na paróquia São João