Padres do Rio Grande do Sul participam de atualização teológica pastoral

01.09.2016

Desta segunda-feira, dia 29, até 8 de setembro ocorre na Casa Tiberíades, em Cidreira, o Curso Regional de Atualização Teológica Pastoral. Neste ano participam 40 presbíteros das dioceses do Rio Grande do Sul. A atividade é uma resposta da Comissão Regional de Presbíteros (CRP), do Regional Sul 3 da CNBB, ao desafio de formação permanente lançado pelo Papa Francisco aos bispos brasileiros na Jornada Mundial da Juventude em 2013.

As temáticas abordadas no curso tratam de questões relacionadas ao cotidiano da vida presbiteral, como saúde física, psíquica e espiritual e aprofundamentos teológico nos campos da liturgia, comunicação, a nova Iniciação à Vida Cristã, bíblia, espiritualidade, questões atuais de bioética e missão. Além das exposições de conteúdos e informações por parte dos assessores, durante a formação são possibilitados momentos de convivência e atividades físicas.

Padres estão reunidos desde o dia 29 em Cidreira. Foto: Pe. Maurício Jardim

O objetivo deste curso é proporcionar aos presbíteros do Rio Grande do Sul um estilo de formação descrito no doc.100 da CNBB: “Não bastam palestras e cursos, mas um autêntico processo que forme uma nova consciência pastoral e missionária para o clero que atua nas paróquias. Esse processo deve partir de uma adesão profunda e crescente à pessoa de Jesus Cristo. É preciso promover um processo metodológico capaz de envolver as pessoas no saber, no fazer e nos ser cristãos. Há muita informação, mas falta formar discípulos missionários” (cfe.n.302-305).

“Fiquei sabendo deste curso do clero há alguns anos atrás e sempre tive vontade de fazer. Este ano reservei um tempo e estou gostando muito. Parece-me que aborda todas as dimensões do ser humano. Além do estudo, a convivência também é valorizada”, disse padre Eliseu Oliveira, da diocese de Cruz Alta. Segundo o padre. Cleocir Bonetti, da diocese de Erexim e coordenador da Comissão Regional de Presbíteros, “este curso-encontro proporciona orientações e reflexões comuns diante dos desafios do ser presbítero na atualidade”.

Dom Paulo de Conto, bispo de Montenegro e referencial da Pastoral Presbiteral no Rio Grande do Sul, acompanha as atividades tendo conversas individuais com os padres que desejarem. Segundo Dom Paulo, “o curso é necessário e fundamental dentro da formação permanente. Meu papel é acompanhar os presbíteros e fazer com sintam a importância de serem família presbiteral”.

Informações: Pe. Maurício Jardim