Pastoral do Dízimo apresenta novas orientações para a Arquidiocese

05.09.2016

Cerca de 800 pessoas foram ao Instituto São Francisco no último sábado, dia 3, e participaram de uma formação sobre o dízimo. De acordo com o coordenador da Pastoral do Dízimo, padre Jorge Lermen, o objetivo do encontro foi promover às comunidades da Arquidiocese de Porto Alegre um estudo do Documento 106 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Os três bispos auxiliares de Porto Alegre, Dom Adilson Busin, Dom Donizeti de Souza e Dom Leomar Brustolin estiveram presentes.

Grande grupo participou da formação no último sábado. Foto: Pe. Luís Francisco Ledur

A manhã também foi reservada para a apresentação do projeto sobre o dízimo que será lançado pela Arquidiocese em novembro. A campanha busca unificar o trabalho desenvolvido nas paróquias a fim de que as comunidades sigam as orientações do Documento 106. A proposta é que esses encaminhamentos sejam implantados aos poucos, considerando a caminhada das comunidades paroquiais.

Clique aqui para ouvir e acompanhar a letra do hino arquidiocesano do Dízimo.

A Pastoral do Dízimo destaca que não se quer desrespeitar o processo histórico e a caminhada das comunidades, mas é necessário desencadear um processo educativo que atinja as metas propostas no Documento 106 para que se siga o autêntico sentido do dízimo e para promover a eclesiologia de comunhão e participação. Por isso, as ações devem ser refletidas nos conselhos de Pastoral e adequadas à realidade de cada comunidade paroquial.

Como primeiro encaminhamento, solicita-se que em setembro e outubro todos os conselhos paroquiais estudem o texto do Documento 106, analisem as sugestões da Arquidiocese e realizem os encaminhamentos possíveis em vista de uma renovada consciência sobre o dízimo.