Padre Cirineu Furlanetto é o vigário geral da Arquidiocese de Porto Alegre

09.09.2016

O arcebispo metropolitano de Porto Alegre anunciou nesta semana o padre Cirineu Furlanetto como novo vigário geral da Arquidiocese. Até então pároco da paróquia Menino Jesus de Praga, na Capital, ele agora assume a função exercida pelo padre Carlos Gustavo Haas nos últimos dois anos. Pe. Gustavo agora se dedicará aos estudos - ele cursa doutorado em Teologia na PUCRS - e atuará como vigário paroquial no Santuário Santo Antônio do Pão dos Pobres, em Porto Alegre.

Padre Cirineu Furlanetto e Dom Jaime Spengler. Foto: Amanda Fetzner Efrom

Padre Cirineu nasceu em Roca Sales e frequentou os ensinos fundamental e médio em seminários, de Bom Princípio e Gravataí.  Ingressou em seguida no curso propedêutico e depois seguiu para as formações em Filosofia e Teologia em Viamão.

Foi ordenado padre em 1994 e, desde então, atuou nas paróquias São Sebastião (Porto Alegre), São Pedro (Porto Alegre) e Santa Ana (Gravataí), além da Menino Jesus de Praga (Porto Alegre), onde estava atualmente. Foi ainda diretor espiritual do Seminário de Bom Princípio, assistente do curso propedêutico e dos seminaristas da Filosofia. Como vigário geral, segundo o Código de Direito Canônico, ele terá a função de auxiliar na administração da arquidiocese.

“O nosso agradecimento ao padre Gustavo pelos dois anos de dedicação como vigário geral; ao padre Cirineu, nosso desejo de um bom trabalho em favor da Arquidiocese de Porto Alegre”, disse Dom Jaime.