Campanha Missionária 2016 é lançada no Rio Grande do Sul

22.09.2016

O Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está abrindo as portas para o mês missionário, enfatizou o padre Cesar Leandro Padilha, secretário regional no Rio Grande do Sul, no início da coletiva de imprensa que marcou o lançamento da Campanha Missionária 2016 em terras gaúchas. A apresentação ocorreu na quarta-feira à tarde, dia 21, na sede do CNBB em Porto Alegre.

Pe. Rodrigo Schüler de Souza e Sandra Zambon apresentaram os materiais da mobilização que ocorre em outubro. Foto: Amanda Fetzner Efrom

Padre Padilha destacou que a campanha que ocorre em outubro em todo o país deve ser um movimento de conscientização sobre a vocação missionária de cada um. “Não queremos só lembrar e rezar, mas assumir um compromisso de evangelização”, disse o secretário do Regional Sul 3. Com o tema “Cuidar da Casa Comum é nossa missão”, a mobilização está diretamente ligada às Campanhas da Fraternidade 2016 e 2017 e é inspirada na encíclica do Papa Francisco Laudato Si’.

Após a apresentação do vídeo da Campanha Missionária, Sandra Zambon e padre Rodrigo Schüler de Souza, membros da Comissão Missionária Regional (Comire), apresentaram os materiais que chegarão a todas as (arqui)dioceses do Brasil. Livros para novena, DVD com testemunhos e oração estão entre os subsídios que as Pontifícias Obras missionárias (Pom) disponibilizam e esperam que sejam trabalhados em cada grupo, comunidade e paróquia. Os materiais podem ser acessados no site www.pom.org.br.

Fruto da campanha, no fim de semana dos dias 22 e 23 de outubro ocorre a coleta do Dia Mundial da Missão. Os valores arrecadados são usados na manutenção de ações missionárias em diversos lugares do mundo. Uma parte fica no Brasil para ajuda na manutenção do trabalho das Pontifícias Obras Missionárias. “Por muitos anos o Brasil precisou receber doações, hoje é um dos países que mais ajuda”, observou padre Rodrigo.

Entre as ações concretas realizadas pelo Regional Sul 3 estão os projetos Igreja Solidária, que mantém missionários na Arquidiocese de Nampula, norte de Moçambique (no último dia 12 embarcou a jornalista Victória Holzbach, que ficará lá pelos próximos três anos), e o Igrejas-Irmãs, que auxilia na manutenção de dioceses no Norte do Brasil. Além disso, as diversas congregações religiosas também atuam nesta área da evangelização.