Comissão de Educação e Cultura relança a Pastoral Escolar no RS

27.09.2016

Cerca de 30 representantes de 12 arquidioceses e dioceses gaúchas participaram da reunião da Comissão de Educação e Cultura do Regional Sul 3 da CNBB nesta segunda-feira, dia 26, na Inspetoria das Irmãs Salesianas, em Porto Alegre, onde foi tratado do relançamento da Pastoral da Educação no Rio Grande do Sul. Os participantes partilharam suas realidades, dificuldades, inquietudes e esperanças. Relataram o andamento da organização e articulação da Pastoral da Educação em cada diocese.

 

Representantes de 12 dioceses gaúchas se reuniram nesta segunda-feira. Foto: Judinei Vanzeto, CNBB Sul 3 

 


Segundo o bispo auxiliar de Porto Alegre e referencial para a Comissão de Educação e Cultura, Dom Leomar Brustolin, o desejo é transformar a educação a partir de uma visão humanista cristã. “A comissão relançou a Pastoral da Educação e está motivada a reunir e articular os professores para uma formação em vista de um humanismo integral e solidário. Acreditamos que a educação possa ser transformada a partir da visão humanista do cristianismo, como a Igreja Católica ensina em sua Doutrina Social”, ressaltou Dom Leomar.


O projeto da Comissão para o ano de 2017 é de organizar pequenos grupos em todas as dioceses com professores de escolas públicas e privadas. Também de apresentar uma metodologia interativa com os docentes, através de reflexões online, elaboradas pela equipe regional como proposta de formação continuada. 


De acordo com o coordenador da Pastoral da Educação regional, padre Marcos Sandrini, a cada reunião acontece avanço significativo. “Tivemos a presença de 12 dioceses e só faltam oito. Refletimos sobre o ensino no Rio Grande do Sul. Não apenas o Ensino Religioso, mas todo o ensino. Precisamos evangelizar na escola, mas, sobretudo, a escola”, avaliou. 

 

Texto: Judinei Vanzeto, Regional Sul 3 da CNBB

Please reload

Cúria Metropolitana

(51) 3228.6199

Rua Espírito Santo, 95

Bairro Centro Histórico 

CEP 90010-370 | Porto Alegre | RS

Residência Episcopal

Vigário geral

Chancelaria

Arcebispado

Arquivo histórico

Batistério

Ascom

Tribunal Eclesiático

ACESSE TAMBÉM

Administrativo

Departamento Pessoal

Jurídico

Financeiro

Contabilidade

Fraterno Auxílio

Patrimônio

T.I.

Obras

Servus

O Dia do Senhor

Loja Centro de Pastoral

Centro Administrativo

(51) 3083-7800

Av. Sertório, 305

Bairro Navegantes
CEP 91.020-001 | Porto Alegre | RS

© 2019 por ASCOM para Arquidiocese de Porto Alegre