Encontro da Pastoral Carcerária Estadual define rumos de ação

27.09.2016

Nos dias 23 a 25 de setembro ocorreu a XIII Assembleia – Encontro da Pastoral Carcerária Estadual do Regional Sul 3 da CNBB, na Inspetoria Salesiana Nossa Senhora Aparecida, em Porto Alegre. O evento, coordenado pela Irmã Imelda Maria Jacoby e por Fernando Marca, contou com a presença do bispo referencial, Dom Liro Vendelino Meurer, do coordenador Nacional da Pastoral Carcerária da CNBB,  Pe. Valdir João da Silveira, e cerca de 60 representantes das (arqui) dioceses e vicariatos do Estado. Também participaram o presidente da Federação dos Conselhos da Comunidade e Conselho Penitenciário, Nilton Caldas, bem como o arcebispo metropolitano, Dom Jaime Spengler, o bispo auxiliar de Porto Alegre Dom Aparecido Donizete de Souza e o padre Cesar Leandro Padilha, secretário executivo do Regional Sul 3.

Pastoral Carcerária foi tema de encontro em Porto Alegre. Foto: Nice Diedrich Schroeder

O evento compreendeu momentos de oração, estudo e reflexão sobre a espiritualidade e a realidade da Pastoral Carcerária no Brasil e no Rio Grande do Sul, a Justiça restaurativa e a condição da mulher presa, os Conselhos Comunitários Penitenciários, a agenda para o desencarceramento e a elaboração do planejamento da Pastoral Carcerária 2016-2019 com as metas para 2017 até a eleição da nova coordenação estadual. Ocorreram também testemunhos e partilha de boas práticas, avanços e dificuldades.

Texto: Nice Diedrich Schroeder