Lançamento da Romaria das Capelinhas reúne imprensa em Guaíba

05.10.2016

O vicariato de Guaíba, a coordenação das Capelinhas de Nossa Senhora e a Arquidiocese de Porto Alegre promovem no dia 22 de outubro a 22ª Romaria das Capelinhas de Nossa Senhora. O evento religioso deve reunir milhares de pessoas oriundas dos 19 municípios do vicariato de Guaíba, de cidades da Região Metropolitana e delegações de outros municípios do Estado. Nesta terça-feira à noite foi realizado um encontro com a imprensa para falar sobre a Romaria.

A atividade, que ocorreu no salão de eventos da Igreja Nossa Senhora do Livramento, em Guaíba, contou com a presença do bispo auxiliar de Porto Alegre Dom Adilson Busin, do vigário episcopal de Guaíba, padre Bonifácio Zimmer, e da coordenadora da Romaria, Ir. Nilva Dal Bello. Foi um momento de diálogo com a imprensa sobre a história, significado e o impacto da romaria na região e para a Igreja.

Bispo auxiliar de Porto Alegre Dom Adilson Busin participou do lançamento. Foto: Elton Bozzeto

Neste ano, o tema é "Sagrada Família, ensina-nos a cuidar da vida e da casa comum". O propósito é estimular nos participantes o compromisso com a defesa da vida humana em todas as circunstâncias e em todas as dimensões. Por outro lado, despertar o compromisso de cuidar do planeta, promovendo o respeito ao meio ambiente, a reciclagem dos bens utilizados e o consumo consciente dos bens naturais.

Segundo a Ir. Nilva, o evento religioso será uma grande celebração da fé e da vida. "Queremos que todas as pessoas venham participar com entusiasmo, fé e alegria, porque será uma oportunidade de aprofundar a espiritualidade e assumir compromisso conjunto em defesa da vida humana e dos recursos naturais, porque se continuarmos a usar os bens finitos da natureza da forma como estamos fazendo, o futuro da humanidade estará comprometido".

Para o coordenador de Pastoral do vicariato de Guaíba, padre Adilson Fonseca, este evento já é uma tradição que reúne o povo cristão. "Nossos católicos já foram convocados a realizar uma ampla divulgação do evento nos municípios, porque a prática da fé também interessa a pessoas de outros credos e outras denominações religiosas. A Romaria das Capelinhas é capaz de sensibilizar as pessoas para criarmos relações de respeito, harmonia e convivência pacífica em nossas comunidades".

As atividades da romaria iniciam no dia 21 de outubro, às 23h, com a procissão noturna partindo do bairro Bom Retiro de Eldorado do Sul. Será uma caminhada de 20 quilômetros, passando pela comunidade Logradouro, no município de Guaíba. A chegada está prevista para as 5h do dia 22 de outubro, na Igreja Nossa Senhora de Fátima do bairro Colinas de Guaíba.

No dia 22 de outubro as atividades iniciam no começo da tarde com as caminhadas partindo de Eldorado do Sul, Igreja Santa Rita COHAB, Vila São Jorge, bairro São Francisco e paróquia Nossa Senhora do Livramento. A concentração acontece em frente à prefeitura, às 16h30min, de onde parte a caminhada até o Parque da Juventude, local da missa.

Com texto de Elton Bozzetto